Resumo

Resumo: Toda prática esportiva, como qualquer relação humana, carrega em si um componente educacional. Porém, para promover o desenvolvimento positivo em jovens é preciso que o programa esportivo esteja estruturado de forma a atingir esses objetivos, com intencionalidade, sentido e significado. Atualmente o terceiro setor vem aumentando sua participação no desenvolvimento de programas voltados à população de baixa renda, muitas vezes financiados com verbas públicas, se configurando em um importante lócus de investigação sobre esse tema. Partindo do princípio que um programa esportivo orientado para o desenvolvimento em longo prazo (Long Term Program Development - LTPD) deve possuir um propósito comum claro e compartilhado por seus integrantes, sensibilidade às características únicas dos contextos nos quais o programa se desenvolve e serão constituídos de uma comunidade de aprendiz, este estudo teve por objetivo desvelar como se dá a concepção e o desenvolvimento de um programa esportivo à luz da pedagogia do esporte e identificar os processos de gestão presentes que auxiliam na sua implementação, sustentação e evolução. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso de caráter exploratório-descritivo. Participaram desse estudo gestores, educadores e pais de uma organização não governamental que trabalha com esporte para jovens no estado de São Paulo - Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação direta, com registros realizados por meio de equipamentos digitais e diário de campo. A análise dos dados teve como base o modelo LTPD sistematizada com o objetivo de triangular as respostas obtidas nas diferentes fontes de dados, a fim de validar os achados da pesquisa. Resultados: O processo de construção coletiva do Programa Social Esportivo do caso estudado se estrutura a partir de 3 dimensões, ético política, teórico metodológica e operacional, que atuam como norte para a equipe possibilitando o alinhamento e compartilhamento de propósito, características que se mostraram fundamentais para atuação em regiões de vulnerabilidade. Com relação à sustentação do programa, o estudo aponta que o acompanhamento próximo de uma equipe gestora e espaços para formação e discussão constantes são pontos importantes a serem considerados, com especial destaque para os processos de desenvolvimento de equipe com formações internas em um processo de mentoria entre educadores e educadores auxiliares, e gestores. Por fim destaca-se também uma parceria estratégia estabelecida com outra ONG, que possibilita a complementação de carga horária dos educadores, gerando vínculos mais fortes e sinergia nas formações voltadas para o esporte para o desenvolvimento humano. Como ponto negativo, a sobreposição de tarefas das duas ONGs e quantidade de demanda para a equipe gestora que complicam alguns procedimentos, especialmente no escritório central

Citação: UHLE, Eduardo Roberto. Gestão em pedagogia do esporte: um estudo de caso em projeto social esportivo. 2019. 1 recurso online (120 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.

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