Resumo

Objetivos:
Sistematizar uma alternativa inovadora para elaboração e realização de um projeto de pesquisa-intervenção de cunho esportivo, fomentando o futsal como prática, em nível competitivo e lazer envolvendo a sociedade tabirense.

Métodos e resultados:
Atualmente, o entendimento do esporte como um fenômeno sociocultural mobilizador e interacionista entre os povos. Para tanto, faz-se necessário políticas de gestão esportiva e de lazer voltada à realização de eventos em caráter organizacional e participativo que visem à formação cidadã. Reconhecendo no esporte, importância para o desenvolvimento turístico-educacional de uma comunidade, Tabira-PE, fonte de talentos para o futsal, com população motivada em vivenciar o esporte e lazer, está ausente desde 1992. Com base crítico-reflexiva sobre este contexto, o presente estudo delineia a realização de eventos esportivos que envolvam toda a sociedade, no qual materializou-se a criação do “TROFÉU MIRON DE FUTSAL DE TABIRA – PE”, estimulando a prática do esporte de competição e lazer espetáculo-educativo, realizado, com recursos próprios, em abril/maio-2007; abril/maio-2008 e dezembro/2009-janeiro/fevereiro-2010 com público médio de 1.050 espectadores. Em que constatamos aumento de 55% de praticantes do futsal entre adolescentes, o surgimento de novos clubes e melhor organização em 30%, dos clubes já existentes.

Conclusão:
Com estes resultados, propomos realizar em 2012 a IV Edição. Com o apoio do NIEL-DEFUFPE e outras parcerias que, além do apoio financeiro, contribuirão na elaboração de uma proposta integrada por várias etapas, como a ampliação do trabalho a partir das categorias de base e instalação da FUNDAÇÃO MIRON DE ESPORTE E LAZER.