Gestão do Esporte: Um Olhar Sobre os Objetivos e Resultados do Patrocínio Esportivo
Por Thiago Coelho de Aguiar Silva (Autor), José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Autor), Vilde Gomes de Menezes (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
O presente trabalho tem por objetivo identificar quais os objetivos mais visados pelas empresas numa ação de patrocínio e quais as ferramentas mais utilizadas para avaliar o retorno dessas ações.
Métodos e Resultados:
A metodologia adotada possui caráter descritivo-analítico, alicerçada em Denzin & Lincoln (2006) e emprega os artifícios que permitem criar dados descritivos, possibilitando observar a forma de pensar dos participantes na investigação. De acordo com os dados foi possível observar no estudo, que mesmo cientes da importância e benefícios do patrocínio, muitas empresas encontram dificuldades em mensurar os resultados obtidos em cada ação institucional. Outro fator relevante apontado pelas organizações para a dificuldade em termos de mensuração de resultados é a diversidade de contextos existentes e ações possíveis de serem realizadas, além da ausência de ferramentas que quantifiquem e qualifiquem os resultados esperados pelo patrocinador.
Conclusão:
Como isso, sugere-se uma relação mais estreita entre os objetivos e os meios de avaliação, ou seja, uma integração entra ambas as etapas no planejamento das ações de patrocínio, como facilitador para a mensuração dos resultados e eficácias das ações.