Resumo

Objetivos:
O presente trabalho tem por objetivo identificar quais os objetivos mais visados pelas empresas numa ação de patrocínio e quais as ferramentas mais utilizadas para avaliar o retorno dessas ações.

Métodos e Resultados:
A metodologia adotada possui caráter descritivo-analítico, alicerçada em Denzin & Lincoln (2006) e emprega os artifícios que permitem criar dados descritivos, possibilitando observar a forma de pensar dos participantes na investigação. De acordo com os dados foi possível observar no estudo, que mesmo cientes da importância e benefícios do patrocínio, muitas empresas encontram dificuldades em mensurar os resultados obtidos em cada ação institucional. Outro fator relevante apontado pelas organizações para a dificuldade em termos de mensuração de resultados é a diversidade de contextos existentes e ações possíveis de serem realizadas, além da ausência de ferramentas que quantifiquem e qualifiquem os resultados esperados pelo patrocinador.

Conclusão:
Como isso, sugere-se uma relação mais estreita entre os objetivos e os meios de avaliação, ou seja, uma integração entra ambas as etapas no planejamento das ações de patrocínio, como facilitador para a mensuração dos resultados e eficácias das ações.