Resumo

A  Indústria  do  Esporte  vem  experimentando  vertiginoso  crescimento  econômico.  Cresce  a  relevância  do  planejamento  estratégico  de  clubes  esportivos que permite seu posicionamento no mercado e suas conquistas  esportivas.  A  implantação  e  o  desenvolvimento  de  uma  comunicação  integrada que possibilite o desenvolvimento de uma identidade do clube  que agregue todos seus stakeholders é uma dessas estratégias. A criação  planejada de valores organizacionais que equilibrem resultados  econômicos, mercadológicos e financeiros com a performance esportiva  colabora para o desenvolvimento de uma comunicação que gera receita e  traz conquistas esportivas. O objetivo deste artigo é levantar e analisar, de  forma comparativa, as estratégias de comunicação integrada dos  principais  clubes  europeus  e  brasileiros.  Para  isso,  foram  analisados  os  principais portais de agremiações esportivas da Europa e comparados com  os  dos  clubes  de  futebol  do  Brasil.  Pretende-se,  assim,  estimular  as  agremiações brasileiras a adotarem estratégias de comunicação integrada  com  foco  maior no desenvolvimento de  uma  identidade  organizacional,  como  ocorre  na  Europa,  ao  invés  do  atual  investimento  excessivo  em  ferramentas de marketing

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