Gestão Estratégica da Comunicação nos Principais Clubes de Futebol do Brasil: Muito Marketing, Pouca Comunicação
Por Ary José Rocco Junior (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 1, n 1, 2016.
Resumo
A Indústria do Esporte vem experimentando vertiginoso crescimento econômico. Cresce a relevância do planejamento estratégico de clubes esportivos que permite seu posicionamento no mercado e suas conquistas esportivas. A implantação e o desenvolvimento de uma comunicação integrada que possibilite o desenvolvimento de uma identidade do clube que agregue todos seus stakeholders é uma dessas estratégias. A criação planejada de valores organizacionais que equilibrem resultados econômicos, mercadológicos e financeiros com a performance esportiva colabora para o desenvolvimento de uma comunicação que gera receita e traz conquistas esportivas. O objetivo deste artigo é levantar e analisar, de forma comparativa, as estratégias de comunicação integrada dos principais clubes europeus e brasileiros. Para isso, foram analisados os principais portais de agremiações esportivas da Europa e comparados com os dos clubes de futebol do Brasil. Pretende-se, assim, estimular as agremiações brasileiras a adotarem estratégias de comunicação integrada com foco maior no desenvolvimento de uma identidade organizacional, como ocorre na Europa, ao invés do atual investimento excessivo em ferramentas de marketing