Editora Appris. Brasil 2021. 209 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

Quando pessoas e instituições desejam expressar externamente informações e conhecimentos, realizar comemorações das mais diversas naturezas e também apresentar ou comercializar produtos de maneira ampliada, recorrem à realização de acontecimento coletivo, de maneira presencial, remota ou em um misto presencial e remoto. Esse acontecimento é conhecido mundialmente como evento. Podem ser aniversários, festejos culturais e religiosos, desfiles cívicos e sociais, congressos técnicos e científicos, competições esportivas, manifestações coletivas de lazer, apresentações teatrais, mostras culturais e tantos outros.

Os eventos fazem parte da história da humanidade e cada vez mais adquirem relevância na vida em sociedade, representando também um poderoso agente de empregabilidade e movimentação financeira em todo o mundo.

Realizados de maneira pública ou empresarial, os eventos estão inseridos na indústria do entretenimento, que é um ramo de atividades que abrange diversas áreas, tais como o esporte, a ciência, a televisão, a música, a arte, o cinema, o teatro. Na língua inglesa, é denominada show business, constituindo uma iniciativa que cria milhões de postos de trabalho no planeta.

O conhecimento técnico e profissional sobre a gestão de eventos é fator diferencial nesse ambiente constituído por aqueles que se aventuram em sua realização e pelos que são preparados e qualificados para entregarem um produto que atenda plenamente às exigências dos usuários. É visando atingir excelência na formação para a idealização, realização e desmobilização de eventos que esta obra foi elaborada.

Isso se justifica, pois realizar competições esportivas, palestras educativas sobre atividades físicas e saúde, congressos técnicos e científicos, atividades de lazer para a comunidade, dentre outros, exigem capacitação e qualificação dos profissionais que desenvolverão essas práticas.

Esta obra tem por objetivo formar e qualificar profissionais de gestão de eventos esportivos, técnico-científicos e de lazer, sendo material para utilização na graduação, na pós-graduação, em formações técnicas, em empresas e por gestores que atuam na área. É o resultado de muita leitura e experiência de décadas do autor, na expectativa de que o livro seja produtivo para todos.

Paulo Henrique Azevêdo
Autor

Arquivo