Editora Appris. Brasil None. 211 páginas.

Sobre

PREFÁCIO

Tenho acompanhado as mudanças da gestão e do marketing esportivo, e sua popularização no Brasil, há pelo menos quatro décadas. Especialmente no momento em que encerrei minha carreira como atleta de alto rendimento e me deparei com inúmeros desafios como gestor, pude compreender a dimensão da importância dessas áreas no sucesso dos projetos dos quais participei. Percebi, naquela ocasião, que toda experiência acumulada como atleta, no Brasil e no exterior, não me tornava suficientemente preparado.

A histórica carência de informações científicas e o “achismo” na gestão das suas instalações levaram o esporte e o lazer a um cenário bem distante do ideal para a prática esportiva. Saber que podemos contar com a experiência e competência de um corpo docente como o do grupo de pesquisa em Gestão e Marketing da Educação Física, Esporte, Saúde e Lazer (Gesporte) é um grande privilégio. Além disso, poder contar com dados científicos sobre os mais diversos ambientes esportivos e de lazer traz ainda mais qualidade na formação de novos gestores para o mercado de trabalho.

Consigo imaginar como seria minha carreira de gestor podendo contar com livros como este para nortearem minha atuação e reduzirem os meus erros, naturais e que me ensinaram muito, mas que por ora me trouxeram certa frustração que sempre me inquietou, tanto quanto uma derrota em quadra. Lembre-se de que sou do voleibol, uma modalidade que não existe empate e os erros e acertos são ingredientes até mesmo dos projetos mais vitoriosos e cabe a nós otimizar essa relação.

Vejo neste livro uma oportunidade ímpar de dialogar com esses ícones da área da gestão esportiva, orientando-nos e nos tornando mais eficientes e, principalmente, mais profissionais, assim como o esporte e o lazer merecem.

Convido você a mergulhar em uma leitura prazerosa, precisa e aprofundada nesse universo da gestão de instalações esportivas e de lazer e a aproveitar cada capítulo para qualificar sua atuação. Você está preparado?

Renan Dal Zotto

Técnico da Seleção Brasileira Masculina de Voleibol Gestor Esportivo

Sumário

Arquivo