Gestão em Eventos Esportivos: a Experiência na Upe no Período de 2008 à 2010
Por Ângelo de Andrade Rodrigues dos Santos (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor), José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
Este trabalho tem por objetivo descrever as experiências de gestão no período de 2008 a 2010 da Associação Atlética Acadêmica da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco vividas pelo autor no âmbito dos eventos esportivos.
Métodos e Resultados:
A estruturação metodológica deste relato de experiência ainda em execução inicialmente procura caracterizar o cenário de envolvimento do sujeito com a Associação, evidenciando as bases institucionais, condições, motivos e perspectivas para tanto (Lakatos & Marconi, 2007). Posteriormente, as ações da gestão sob os princípios e elementos propostos por López e Luna-Arocas (2000) para em seguida analisar os desdobramentos das ações desencadeadas, elucidando os aspectos positivos, negativos e capacidade de replicar as ações em outras realidades afins, bem como identificar a relevância da experiência na formação profissional do então graduando. Como forma de pontuar os eventos e a função do autor em cada um, optou-se pela sistematização de um quadro-resumo onde as experiências vivenciadas ao longo das ações do período em análise encontram-se elucidadas. Ao todo o envolvimento em nove eventos esportivos durante os três anos de análise permitiram ao acadêmico vivenciar em caráter extracurricular ações voltadas para a coordenação geral, técnica, de arbitragem e logística inerentes a iniciativas promotoras da prática esportiva a partir de modalidades esportivas coletivas e individuais de diferentes naturezas.
Conclusão:
Neste estudo ainda em andamento projeta-se que as múltiplas atividades desenvolvidas pelo sujeito certamente lhe conferem um qualitativo diferencial curricular de positivo impacto na formação acadêmica de modo a se reverberar no contexto do mercado a consumir tais qualificações.