Editora Fontoura. Brasil 2010. 192 páginas.

Sobre

Preâmbulo

Considerando a necessidade de atender à demanda do Ministério do Esporte em relação à organização, sistematização e gestão dos dados referentes aos projetos de pesquisa financiados pela Rede CEDES, o LEL – Laboratório de Estudos do Lazer – prestou sua contribuição, com base no desenvolvimento do Projeto intitulado “Gestão da Informação sobre Esporte Recreativo e Lazer: Balanço da Rede CEDES”. Os principais aspectos desse projeto são apresentados a seguir, para permitir uma visão geral sobre todo o desenvolvimento da presente obra, antecipando os capítulos, que mostram todo o arcabouço da pesquisa realizada.

Convido a todos para entrarem em contato com estas informações e com a riqueza histórica de todo esse material. O livro, fruto deste trabalho, inicia com uma breve incursão histórica referente à contextualização do momento de criação da Rede CEDES, realizada pelo pesquisador Murilo Eduardo dos Santos Nazário.

Nos capítulos subsequentes, os pesquisadores Cristiane Naomi Kawaguti, Giselle Helena Tavares e Danilo Roberto Pereira Santiago, procuram expressar os dados correspondentes aos projetos, às pesquisas e às ressonâncias dos mesmos. Para complementar essa excursão histórica da Rede CEDES, a pesquisadora Juliana de Paula Figueiredo salienta a visão desses próprios atores, buscando, sob suas óticas, uma avaliação a respeito da Rede. Posteriormente, a pesquisadora Gisele Maria Schwartz apresenta reflexões e sugestões para implementação de novas Políticas Públicas. O livro se finda reiterando uma proposta de modelo de relatório e o catálogo contendo as pesquisas financiadas pela Rede.

Esta é a história da Rede CEDES, sendo escrita por seus coadjuvantes.
Tenham todos uma boa leitura!

Gisele Maria Schwartz

Acessar Arquivo