Resumo

O mercado fitness é considerado um dos principais em potencial de expansão do mundo (Sebrae, 2017). Atualmente, a expectativa é de que ele cresça 32% até o ano de 2030, estimando-se, ainda, que o número de praticantes de exercícios físicos dentro das academias de ginástica seja de 230 milhões, em todo o mundo (Acad, 2018a). Dados mostram que em relação ao número de praticantes de exercícios fitness em academias de ginástica, o Brasil ocupa o quarto lugar, ficando atrás dos Estados Unidos da América (EUA), Alemanha e Inglaterra. Porém, o Brasil ocupa o segundo lugar em número de academias, perdendo apenas para os EUA (Acad, 2018a). Esses dados, em conjunto, reforçam a necessidade de os gestores das empresas fitness brasileiras estarem preparados para lidar com as potencialidades de crescimento deste mercado. Nesse interim, tem sido observado que o setor fitness brasileiro apresenta grande número de gestores e proprietários de academias com formação em Educação Física e que esses, por sua vez, muitas vezes, carecem de conhecimento técnico sobre gestão do negócio (Acad, 2018b), o que pode dificultar o bom uso das ferramentas administrativas necessárias para tal (Lima et al., 2011; Moretto & Padilha, 2020). Objetivos: Analisar o perfil dos gestores de empreendimentos fitness que se encontram na Região dos Inconfidentes-MG e entender como eles lidam com a gestão de suas empresas, identificando características desses gestores quanto a formação acadêmica e profissional e uma possível contribuição dessas para atuação na gestão. Além disso, objetivou-se verificar quais e como são as estratégias traçadas, por eles, no que se refere às tomadas de decisões gerenciais, nas esferas administrativa, financeira, de vendas e de pessoal. Método: A amostra foi de conveniência, sendo alcançada a partir do mapeamento das empresas fitness (classificadas como Academia, Box, Studio ou Centro de Treinamento) das cidades mineiras de Mariana e Ouro Preto.

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