Resumo


Introdução. O processo de ensino em saúde, no contexto do COVID-19, tem se mostrado desafiador do ponto de vista do fazer pedagógico do docente no ensino superior, uma vez que ele deve dominar o Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (CTPC). Objetivo. Compreender a adaptação e o pragmatismo dos docentes numa situação didática determinada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em época de COVID-19, em aulas síncronas on-line. Método. Estudo exploratório, quantitativo e transversal. Amostra não probabilística (n=133); 50,4% masculino e 49,6% feminino, média de idade 50,8±10,4 anos; variando entre Mínimo: 29 e Máximo:72. Foram observadas cinco escolas (Industria Criativa(14,3%), Direito e com Humanidades(15%), Gestão e Negócios(15,8%), Politécnica(9%) e da Saúde(45,9%)). O constructo denominado Gestos Didáticos em Contexto das TDIC foi relacionado com a Satisfação, Tecnostress e da Autoeficácia dos docentes (Variáveis independentes). Os docentes das escolas responderam a um questionário on-line (do tipo Likert (1-5): Discordo plenamente (1) — Discordo (2) — Nem discordo e nem concordo (3) — Concordo (4) — Concordo plenamente (5). Os dados foram analisados utilizando Modelagem de Equações Estruturais com apoio do software SmartPLS 3. Resultados. Os resultados da pesquisa foram sintetizados na tabela 1. 
Identificamos em nossos achados que, os coeficientes estruturais Autoeficácia, especificamente ao domínio Favorável (sig.<0,01), bem como a Satisfação (sig.<0,01) têm relação significativa com os gestos didáticos, influenciando na ação docente neste contexto das aulas síncronas on-line, em época de pandemia, explicando cerca de 32% da variância (R2 ajustado). Conclusão. Os docentes mais adaptados neste contexto das TDIC, em época de COVID-19, em aulas síncronas on-line, devem ter atenção especial em ações focais no que diz respeito a sua Autoeficácia, assim como em sua Satisfação, portanto devem dominar de forma pragmática o Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (CTPC). 
 

Acessar Arquivo