Resumo

No dia 4 de abril de 1.965, Walter Braido assumia, pela primeira vez a Prefeitura de São Caetano do Sul. A cidade transformou-se num verdadeiro canteiro de obras. especialmente pela constrição de nove prédios para o curso de primeiro grau, possibilitando o acesso ao ensino a cerca de 25 mil jovens sancaetanenses. Dois fatos marcaram a primeira administração de Braido, na área da Educação. O município ficou conhecido como a cidade onde escola não é problema. E o outro foí a assinatura de convënio com o Serviço de Ensino Vocacional (Órgão subordinado ao Gabinete do secretário da Educação do Estado de São Paulo), para construção de edifício que abrigasse o Ginásio Vocacional. Na ocasião, Oscar Garbelotto respondia pelo Departamento de Educação e Cultura do Município.

Foi construído um conjunto de quatro prédios. Cada um deles ocupava área semelhante à do antigo Paço Municipal da Avenida Goiás, contendo salas de aula, oficinas. escritórios, refeitórios, cozinhas. teatro. Era praticamente uma cidade em miniatura (1). O local escolhido foi o antigo Bosque do Povo, na Vila Santa Maria (boje, Bairro Santa Maria) que, em 1965, era coberto de mato e tinha uma lagoa poluída. A área do bosque abrigaria o Centro Educacional São Caetano Di Thiene que, além do Ginásio Vocacional, contaria com um Centro de Recuperação infantil (atual Fundação Municipal Anne Sullivan) e o Teatro Municipal Dr. Paulo Machado de Carvalho.

O Ginásio de Vila Santa Maria seri o sexto da rede estadual do Serviço de Ensino Vocacional. Os outros funcionariam nas seguintes cidades: São Paulo, Americana. Rio Claro, Batatais e Barretos. O estabelecimento, em São Caetano, recebeu a denominação de Ginásio Vocacional Roberto Costa de Abreu Sodré. Atualmente abriga a EEPSG Professora Eda Mantoanelli. 

Acessar Arquivo