Ginástica Acrobática: Possibilidades e Contribuições na Educação Física Escolar da Descoberta à Produção Coreográfica
Por Vanessa Pereira da Silva (Autor), Paula Carolina Teixeira Marroni (Autor), Jocineia Silvana Tormem (Autor).
Resumo
A ginástica acrobática apresenta grandes contribuições a seus praticantes, seja no desenvolvimento motor ou social. Envolve dança, ginástica artística e elementos acrobáticos. Nela trabalha-se força, resistência, coordenação, flexibilidade, equilíbrio, confiança, respeito, trabalho em grupo, valorizando sempre a interação entre os participantes. A ginástica acrobática passa uma imagem de alto nível, uma modalidade complexa que só pode ser praticada por super atletas. Mas isso não é verdade. Frente à relevância desse tema, este estudo tem por objetivo identificar as possibilidades e contribuições que esta modalidade da ginástica oferece no contexto escolar. O estudo teve como população 20 crianças na faixa etária entre 6 a 12 anos, da Escola Municipal Olga Aiub Ferreira, da rede pública de Maringá/ PR, que ao final das intervenções apresentaram uma coreografia montada por eles juntamente com as professoras. No estudo a pesquisa utilizada foi do tipo investigação-ação, que se desenvolveu de forma interativa abordando conteúdos da ginástica acrobática. Concluiu-se, com este estudo, que a ginástica acrobática, além de possível de ser trabalhada no ambiente escolar, proporciona as seus praticantes momentos de alegria e prazer que geram uma sensação de sucesso, e seus benefícios se estendem para a vida toda, formando cidadãos mais completos nos aspectos físico, social e emocional.