Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar uma primeira tentativa de criação de um espaço propício para a vivência da ginástica acrobática em escolas do município de Valinhos/SP com crianças do Ensino Fundamental I. A escolha do tema se deu a partir da necessidade de continuar o ensino da ginástica a alunos que já haviam tido contato com as atividades mais básicas dessa modalidade como cambalhotas em planos alto, baixo e inclinado, velas, paradas de mão, equilíbrios, etc e diferentes combinações destes movimentos. Verificou-se também a importância da ginástica acrobática para uma vivência em atividades grupais que exigem a colaboração dos pares para o sucesso nos movimentos. Inicialmente, relembrou-se os movimentos básicos da ginástica artística para, depois, associar tais movimentos com sua realização em grupos. Foram propostos exercícios de equilíbrio sobre partes do corpo dos colegas sentados ou deitados e os alunos foram desafiados a inventar novas formações envolvendo ginástica acrobática. Concluiu-se que a vivência dos alunos foi bastante significativa, promovendo entre as crianças maior confiança e possibilitando aos alunos a superação de medos e limites individuais com a colaboração dos colegas. Além disso, percebemos a import}ncia do que convencionamos chamar de “treinamento em casa” para que os alunos conseguissem mostrar o que conseguiam fazer com a ajuda dos colegas. O registro das aulas se deu por meio de fotos e registros individuais das próprias crianças

Acessar