Ginástica Alegria na Escola e na Universidade: Relato de Experiência em Extensão no Interior da Bahia
Por Letícia Araújo Oliveira (Autor), David Romão Teixeira (Autor).
Resumo
Este projeto desenvolve atividades extensionistas com a prática da ginástica articuladas com a pesquisa e o ensino, no intuito de articular essas esferas em todos os momentos, envolvendo os discentes no contato com as demandas da escola pública e com o campo científico. Este projeto tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento da ginástica nas escolas públicas do município de Amargosa, e na UFRB, articulado com atividades de formação continuada para professores da rede pública de ensino, e sistematizações referente a proposições de ensino da ginástica. Esta fase do projeto está prevista para o período de um ano, onde atende participantes da comunidade escolar de Amargosa e a comunidade universitária da UFRB. Para atingir esse objetivo utilizamos os métodos próprios da pesquisa social, alicerçado na base teórica do materialismo histórico dialético e metodologia crítico-superadora do ensino da ginástica. Diante do pouco tempo de inicio das atividades não possuímos ainda resultados expressivos. Porém algumas questões significativas consideramos importante pontuar: a) não é necessário grande dispêndio de recursos públicos para a socialização das bases e fundamentos da ginástica; b) a prática da ginástica de forma lúdica é de interesse de muitos; c) a ignorância dos conhecimentos da ginástica é superada rapidamente pela empolgação dos envolvidos; d) as atividades de extensão com o ensino da ginástica é uma excelente oportunidade formativa para os futuros professores de Educação Física. Com o inicio do projeto piloto na Escola teremos mais elementos para discutir no próximo período, a importância da socialização da ginástica nos diferentes momentos da vida do seres humanos.