Resumo

O artigo traz os conteúdos de Ginástica Artística e Rítmica como possibilidade de serem trabalhadas nas aulas de Educação Física, de maneira que as experiências dos movimentos naturais da criança se expressem, tendo como objetivo analisar se as experiências, sensações e emoções conseguiram conversar entre si nas falas verbais e corporais dos 250 estudantes, dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Fundamental, além da classe especial. A escola escolhida foi um CIEP do Município do Rio de Janeiro, Realengo, tendo ao redor três comunidades “carentes”. Estas sofrem com questões de facções e brigas verbais, e às vezes físicas, entre as mesmas ligadas ao baixo conhecimento e consciência cultural e por descaso político. A metodologia baseia-se na pesquisa participativa que prevê o acompanhamento e registros do trabalho. Os resultados indicam que as atividades executadas trazem as diversas expressões corporais e memórias relacionadas às suas experiências do mundo da criança, principalmente, quando ligadas ao circo

Referências

BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.

BROTTO, F. O. Jogos Cooperativos: Se o importante é competir, o fundamental é cooperar. Santos: Projeto Cooperação, 2001.

LARROSA, Jorge. Leitura e discussão dos textos: Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 11. jan./abr. 2002. Disponível em: < http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf>. Acesso em 13/07/2018.

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação Física Infantil: construindo o movimento na escola. 4. ed. Guarulhos: Phorte, 2003.

ORLICK, T. Libres para cooperar, libres para crear. Espanha: Editorial Paidotribo, 2ª ed, 1987.

SCHIAVON, L.; NISTA-PICCOLO, V.L. A ginástica vai à escola. Movimento, vol.13, núm.3, setembro-dezembro, 2007, pp.131-150. Escola de Educação Física, Rio Grande do Sul.

SOLER, Reinaldo. Brincando e Aprendendo com os Jogos Cooperativos. São Paulo: Sprint, 2005.

Acessar