Ginástica de condicionamento físico na formação inicial em educação física: relato de experiência da monitoria em uma turma abi
Por Anna Laura Ferreira de Melo Frazão (Autor), Fernando Vinycius Roque Valença da Silva (Autor), Maria Clara Silva Câmara de Carvalho (Autor), Maria Luiza Victor Cunha (Autor), Rafaelly Fernanda Gomes da Silva (Autor), Francys Paula Cantieri (Autor).
Resumo
A monitoria universitária constitui um espaço relevante de formação acadêmica e pedagógica no ensino superior, pois permite o contato inicial com a prática docente e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na graduação (Nunes, 2007). Nesse contexto, este trabalho apresenta um relato de experiência da monitoria em Ginástica com uma turma de Área Básica de Ingresso (ABI) em Educação Física da Universidade de Pernambuco, com destaque para a ginástica de condicionamento físico na formação inicial. A disciplina, ofertada no semestre de 2025.1 para o 2º período, abordou aspectos sociais, históricos, políticos, culturais e pedagógicos da ginástica, bem como seus conceitos, técnicas e manifestações nos campos do esporte, educação, lazer e saúde. As aulas ocorreram em formato teórico-prático, considerando que o tratamento pedagógico dos conteúdos da cultura corporal envolve tanto a vivência quanto a compreensão de seus significados históricos, sociais e culturais (Coletivo de Autores, 2012). A organização da turma em ABI, com ciclo básico comum e posterior escolha entre licenciatura e bacharelado (Brasil, 2017), evidenciou tensões históricas da área, já que as disputas na formação profissional expressam diferentes concepções de atuação (Nozaki, 2003).