Resumo

Introdução: Esse artigo é um fragmento da tese doutoral “Ginástica e Projeto social: uma perspectiva transformadora na vida em família e na sociedade”, realizada em um Projeto Social do Aglomerado da Serra, região da periferia de Belo Horizonte/MG, que atende crianças/adolescentes e jovens pertencentes a famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. Abordarei um instrumento criado pela Oficina de Ginástica do Projeto Social, utilizado como expressão dasexperiências vividas pelos ginastas, batizado por caderno de anotações. Objetivo: Compreender em que medida esse trabalho impacta na vida dos educandos, em sua família e comunidade, bem como compreender a efetividade da utilização do caderno de anotações como instrumento complementar à formação cidadã dos ginastas envolvidos na Oficina de Ginástica. Metodologia: Trata-se de uma investigação social, caracterizada como qualitativa, optando pela modalidade Estudo Narrativo, com o apoio da teoria crítica. Para a análise textual, optei pela análise de conteúdo. O estudo fundamentou-se nas teorias de Freire, Maturana e Agostinho, apoiando-se na teoria do agir comunicativo de Habermas como base filosófica. Resultados: Através dos cadernos de anotações, os educandos foram ouvidos; eles permitiram que novas estratégias fossem planejadas e executadas, buscando uma melhor adequação às práticas diárias dentro da Oficina. Os educadores puderam conhecer melhor seus educandos, percebendo-se enquanto educadores, quebrando paradigmas educativos enraizados. Conclusão: Ao buscar novas formas de trabalhar o esporte de rendimento, focando não somente no resultado, mas também no sujeito, os educadores envolvidos na oficina de Ginástica Para Todos encontraram o apoio necessário para potencializar a interação social e a solução de problemas, priorizando o diálogo. O caderno de anotações, apresentou-se como um instrumento educacional capaz de contribuir para a complementação da formação integral e integrada dos educandos, auxiliando-os a se reconhecerem como cidadãos do mundo, contribuindo para o estabelecimento de um sentimento de pertença.

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