Ginástica Escolar e a Cultura Corporal em Questão: Relatos de Educandos Sobre a Padronização Estética Social
Por Luciane Cristina Farias de Aguiar (Autor), Janieire Mota dos Santos (Autor), Rayanne Mesquita Estumano (Autor), Vera Solange Pires Gomes de Souza (Autor), Iolanda Freitas Figueiredo (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Na década de 1980 houve um grande marco epistemológico no campo de pesquisa da Educação Física (EF), período onde surgiram variadas correntes pedagógicas, dentre elas, a concepção crítico-superadora, que considera ser conteúdo de ensino da EF “os jogos, a ginástica, as lutas, as acrobacias, a mímica, o esporte e outros” (SOARES, 1992, p. 10), ou seja, esta disciplina tematiza em âmbito escolar as manifestações pertencentes à cultura corporal. Este trabalho se refere a um relato de experiência que visa descrever a percepção de alunos pertencentes à EJA7 sobre o papel da Ginástica na formação de corpos socialmente padronizados. A relevância deste estudo diz respeito ao enriquecimento da literatura envolvendo temáticas nesta referida modalidade de ensino que tem se mostrado escassa, principalmente, no que diz respeito aos sucessos e insucessos inerentes às propostas pedagógicas de cunho crítico e às práticas docentes dos professores de EF inseridos na EJA.