Resumo

O presente trabalho é fruto de uma investigação que abordou a Ginástica Geral/Ginástica Para Todos (GG/GPT) no PIBID de Educação Física da UFG/RC, como conteúdo escolar/curricular que pode oportunizar experiências de formação cultural e estética, envolvendo a apropriação crítica dos elementos da cultura corporal, com o desenvolvimento de valores éticos, da expressão corporal, do estímulo à criatividade, criticidade, curiosidade e à construção de um saber que transforma e potencializa. A partir desse argumento, enfrentamos a seguinte questão problematizadora: quais os sentidos e significados formativos da GG/GPT enquanto conteúdo temático das aulas de Educação Física Escolar frente às demandas das Pedagogias Críticas em Educação Física, especialmente nas experiências conceituais e metodológicas realizadas pelo coletivo PIBID junto aos/às alunos/as da escola parceira? Assim, o objetivo geral foi de investigar o trato metodológico com a Ginástica, em especial a GG/GPT, nas experiências do coletivo PIBID de Educação Física em seus espaços de formação e nas intervenções pedagógicas, buscando apreender os sentidos e significados formativos para os/as alunos/as da escola parceira. Desdobrado nos objetivos específicos, a seguir: a) Retraçar o percurso conceitual e metodológico com a GG/GPT realizado nas experiências formativas e de intervenção pedagógica do coletivo PIBID de Educação Física na escola parceira; b) Apreender os sentidos e significados formativos das experimentações metodológicas com a GG/GPT para os/as alunos/as; c) Elaborar narrativas acerca das dimensões subjetivas e objetivas das experiências com a GG/GPT. Nessa pesquisa qualitativa de caráter crítico-analítico (dialético), tivemos como instrumentos de coleta de dados, o seguinte conjunto de fontes objetivadas: diário de campo, relatórios do PIBID, artigos publicados pelo coletivo PIBID que abordam as experiências com as GG/GPT e questionários aplicados com as turmas nas intervenções de 2015 a junho de 2016. Na aproximação da interpretação dos significados formativos da GG/GPT, buscou se entender os contextos das percepções dos/as alunos/as, a partir de categorizações que possibilitaram a exposição de significações dos depoimentos/narrativas sobre as questões acerca das aulas de GG/GPT: desenvolvimento individual – “fiquei ágil, trabalhei em equipe, fiz coisas incríveis” (ALUNO D – 8); pessoal –“melhorar postura, lidar com as pessoas, interessar pela ginástica, trabalho em equipe” (ALUNA MJ – 16); corporal – “postura na hora de andar, cabeça e ombro erguido”

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