Resumo

Esse estudo, de caráter descritivo, objetivou analisar como a ginástica geral é aplicada na Educação Física Escolar em diversas escolas de diversos municípios da região de Maringá. Por meio da aplicação de questionários para professores de Educação Física analisando o conhecimento deles sobre o conteúdo de Ginástica Geral e também como eles aplicam a modalidade. A presente pesquisa constituiu-se de três etapas: o desenvolvimento do questionário, a aplicação do questionário e a análise das respostas. Através das respostas pode-se verificar que 100% dos professores entrevistados conhecem o conteúdo, aplicam em suas aulas, mesmo que alguns não apliquem frequentemente, pois acreditam ser de grande importância para o aluno, que gera saúde, condição física, integração social, contribuindo para o bem estar físico e mental. Através da pesquisa observamos que a ginástica geral vem ganhando um espaço cada vez maior nas aulas de Educação Física e isso ocorre devido a nova geração de professores que aplicam o conteúdo. Entretanto, o estudo indicou que a Ginástica Geral é bem aceita pelos alunos dentro da escola e vem se tornando uma possibilidade a mais de trabalho não só nas aulas de educação física, mas também como projetos dentro do ambiente escolar no período de contra turno