Resumo

Introdução: Este resumo é um relato de experiência a partir da introdução da Ginástica Geral como conteúdo nas aulas de Educação Física para cinco turmas do Ensino Médio, no Instituto Federal de Mato Grosso. Ainda que experiente na Educação Física Escolar e na Graduação, a possibilidade de lecionar pela primeira vez no Ensino Médio, gerava certa insegurança. Porém, predominou a ansia por explorar os potenciais da Ginástica Geral e tornou-se um dos desafios mais apaixonantes da minha carreira. Embora estudos demonstrem a grande contribuição da Ginástica ao desenvolvimento humano, ela ainda é pouco ensinada nas escolas de Cuiabá, por motivos como: a carência de vivências com a ginástica na graduação, o receio de professores com alguns de seus conteúdos, e a falta de experiência de iniciação na modalidade. Este cenário deveria ser diferente, tendo em vista que a ginástica consta nas grades curriculares de praticamente todas as Licenciaturas em Educação Física no Brasil, estando presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1999) e reaparecendo na Base Nacional Comum Curricular (2017). Objetivo: Relatar a experiência com a Ginástica Geral no ensino médio integrado do IFMT. Metodologia: a experiência se baseou na aplicação da proposta da Formação Humana e Capacitação (SOUZA,1997) difundido pelo GGU (Grupo Ginástico UNICAMP), que tem como objetivo a ampliação da interação social, por meio da vivência motora e exploração de recursos de materiais tradicionais e/ou adaptados. Resultados: ao longo do processo de implementação da Ginástica Geral foram aplicados elementos da Ginástica (artistica, acrobática, rítmica) e da cultura corporal de movimento (danças, jogos, etc), sendo possível desenvolver atividades criativas e a promoção da interação social através do trabalho coletivo. Conclusão: a Ginástica Geral pode ser uma excelente ferramenta pedagógica de inserção das modalidades gímnicas na escola e seus conteúdos, em destaque, no ensino médio

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