Ginástica Laboral: Efeitos de Um Programa de Ginástica Laboral Sobre a Flexibilidade em Trabalhadores de Diversos Setores de Um Hospital de Ensino da Região do Vale do Rio Pardo/rs

Por: Andréa Mattos de Andrade, Cézane Priscila Reuter, Hildegard Hedwig Pohl, Leandro Tibiriça Burgos e Miriam Beatriz Reckziegel.

Cinergis - v.16 - n.3 - 2015

Send to Kindle


.Resumo


A Ginástica Laboral (GL) é uma atividade física realizada durante a jornada de trabalho, com exercício de compensação aos movimentos repetitivos, à ausência de movimentos, ou a posturas desconfortáveis assumidas durante o período de trabalho. Objetivo: verificar possíveis efeitos de um programa de GL sobre a flexibilidade em trabalhadores de diversos setores de um hospital de ensino da região do Vale do Rio Pardo/RS. Método: estudo semi-experimental realizado em diversos setores de um hospital, de março de 2014 a maio 2015, em que foram avaliados 42 indivíduos, do sexo feminino, com idade entre 22 e 58 anos, que participavam do programa de GL. Para a coleta de dados, foi aplicado o teste sentar e alcançar (sit and reach) e o teste do manguito rotador (ombro direito e esquerdo) em três momentos: 1 (antes da intervenção com GL); 2 (logo após o término da intervenção) e 3 (quatro meses, após a intervenção). Resultados: a flexibilidade diferiu na comparação entre os momentos 1 e 2 e entre os momentos 1 e 3, em todos os testes aplicados, demonstrando que o programa de GL melhorou os níveis de flexibilidade dos trabalhadores. Não foi observada diferença significativa entre os momentos 2 e 3. Considerações finais: o programa de GL melhorou os níveis de flexibilidade dos trabalhadores, mantendo esses níveis semelhantes seis meses após o término da intervenção.
 

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/6834

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.