Ginástica Laboral. Guia de Orientação Técnica e Profissional Aplicada às Ginástica Laboral

Por: Andressa Pinheiro, Cynara Cristina Domingues Alves Pereira, Maria Aparecida Pereira Machado, e Waldir Zampronha Filho.

32 páginas. CREFSP.

Send to Kindle


Sobre a Obra

A cada dia mais, o mundo corporativo se preocupa com o impacto das tarefas laborais sobre a saúde do seu trabalhador, bem como com a sua interferência sobre a oneração de gastos relacionados à saúde, além de prejuízos organizacionais, como a queda de produtividade.

Atualmente, empresas de pequeno a grande porte, buscam alternativas para a minimização destes prejuízos, programas de promoção da saúde e qualidade de vida do trabalhador que apresentem características que contribuam com a necessidade emergente de prevenir, manter e ou promover a saúde no local de trabalho. Dentre estas ações, destaca-se o Programa de Ginástica Laboral. A Ginástica Laboral (GL) é reconhecida como um programa de exercícios físicos aplicados no local de trabalho, dirigidos a compensar as estruturas corporais mais sobrecarregadas pela tarefa laboral, seja por ordem biológica e psicossocial. Pode ser definida como uma pausa ativa com duração aproximada de dez a quinze minutos de intervenção, ministrada pelo Profissional de Educação Física, durante o horário de trabalho. Possui como objetivo principal promover saúde do trabalhador e, como parte dela, prevenir as principais sintomatologias de doenças ocupacionais, como os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). O quadro atual da valorização dos Programas de Ginástica Laboral por parte das empresas nos dá a oportunidade de demonstrar qualidade e competência por parte da excelência na prestação de serviços em GL. Para tanto, o Grupo de Estudos em Ginástica Laboral do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF4/SP) deseja que este material seja útil para o alcance deste fim.

Endereço: http://www.crefsp.gov.br/comunicacao/manuais-e-cartilhas/

Ver Arquivo (ZIP)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.