Ginástica Laboral: Uma Análise do Ambiente de Trabalho Enquanto Espaço de Saúde e Produtividade no Setor Sucroenergético na Microrregião Geográfica de Ituiutaba (mg)

Por: .

130 páginas. 2017 23/03/2017

Send to Kindle


.Resumo

Os benefícios da implantação de programas de ginástica laboral vêm sendo estudados e relatados por muitos autores. Estes benefícios estão relacionados a uma maior disposição para o trabalho e uma preparação orgânica que permita ao trabalhador estar em níveis aceitáveis de prontidão e aquecimento para as atividades laborais, além de permitir um contato maior entre trabalhadores de uma mesma empresa. Para as empresas, este conjunto de elementos tem em seu bojo a prevenção de doenças ocupacionais, a socialização e a subjetivação do trabalhador, tudo em busca de uma maior produtividade. Importante mencionar que o tempo destinados às sessões, em torno de 15 minutos, descontinuação da ginástica laboral na entressafra, a não preocupação com os tipos de exercícios, desprezando as reais necessidades de cada setor, denotam que o uso da ginástica laboral cumpre função de apenas ser uma opção, e não o elemento central na busca da saúde do trabalhador. Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender o funcionamento da ginástica laboral em uma empresa que atua no setor sucroenergético da Microrregião Geográfica de Ituiutaba (MG), buscando entender a relação entre a prática de ginástica com a saúde, qualidade de vida do trabalhador e aumento na produtividade do trabalho. Para atingir os objetivos propostos, os procedimentos metodológicos consistiram em levantamento bibliográfico de referencial teórico sobre os temas, capital, trabalho, precarização e uso de programas de atenção à saúde do trabalhador por meio da Ginástica Laboral. Aliados a estes referenciais, foram utilizados levantamentos de dados de fonte primária, realizado através da aplicação de questionários e entrevistas junto a funcionários de uma empresa sucroenergética na Microrregião Geográfica de Ituiutaba (MG), além de entrevistas com profissionais de Educação Física responsáveis pela condução das sessões de ginástica laboral na empresa. Entre os pontos destacados neste estudo está o fato de que a ginástica laboral proporciona momentos de preparação e aquecimento orgânico no início dos turnos de trabalho e redução de dores e doenças ocupacionais, além de permitir confraternização entre os colegas dos setores e turnos da empresa. Foi possível verificar que a implantação do programa na empresa obedece aos princípios do capital, se utilizando de um programa que a princípio proporciona maior disposição ao trabalho para aumentar a produção e, consequentemente os lucros.

Endereço: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19733

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.