Ginástica na Educação Infantil: Ensino e Análise da Execução do Rolamento Para Frente
Por Marcela de Castro Ferracioli (Autor), Carla Thais de Sousa (Autor), Lorena Nabanete dos Reis Furtado (Autor).
Resumo
O estudo buscou propor estratégias de intervenção e avaliação para aprendizagem do Rolamento para Frente (RPF) para apoiar a atuação do professor de Educação Física na Educação Infantil, principalmente, em relação ao conteúdo da Ginástica. Dezoito escolares de 4-6 anos, doze meninas e seis meninos, participaram das fases Pré-teste, Intervenção e Pós-teste. O Instrumento de Avaliação foi proposto com base no padrão de execução do RPF e foi aplicado no pré e pós-teste para analisar o efeito da intervenção, que consistiu de três aulas com objetivos específicos voltados à técnica do RPF. Os objetivos da primeira, segunda e terceira aula da fase de intervenção foram (i) grupar e estender o corpo, (ii) ação dos membros superiores e (iii) ação dos membros inferiores, respectivamente. Análise estatística de Wilcoxon foi utilizada para comparar o resultado da avaliação da execução do RPF dos escolares entre pré e pós-testes. Os resultados mostraram que os escolares melhoraram a execução do RPF do pré para o pós-teste, segundo o instrumento proposto. Apesar de terem sido poucas as aulas de intervenção propostas e poucos os escolares participantes no presente estudo, destaca-se a relevância da presença de professor de Educação Física na Educação Infantil para que resultados semelhantes sejam alcançados.