Ginástica na Escola: Experiências e Desafios
Por Tuffy Felipe Brant (Autor), Rafaela Catilho (Autor), Isadora Carolina Monteiro Santos (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 4, 2020.
Resumo
Este é um estudo de abordagem qualitativa, cujo o objetivou foi verificar as experiências de estudantes de um curso superior de licenciatura em educação física com ginástica escolar e a visão deles sobre essa área de conhecimento, antes e depois de cursarem a disciplina de Ginástica I. Para coleta de dados, utilizamos um diário de campo e dois questionários com perguntas fechadas e abertas, aplicados no início e ao término da disciplina. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo, frequências e porcentagens. Os resultados indicam que os participantes tiveram pouca ou nenhuma experiência, tinham uma visão biológica ou esportivista e apresentavam muitas dúvidas sobre a proposta da ginástica na educação física escolar. Concluímos que a disciplina contribui para avanços que consideramos importantes no processo de formação de professores, entretanto, é preciso que estes futuros professores tenham outras experiências de aprendizagem no meio acadêmico.