Resumo

A Ginástica praticada nas escolas européias no século XIX não possuía atrativos lúdicos, bem como a impossibilidade de ser praticada por todos os interessados. Hoje a ginástica, ainda carregada de atributos técnicos e científicos praticamente não vem sendo explorada como conteúdo de ensino da Educação Física, nas práticas corporais escolares. A Ginástica Geral proporciona relações de descobertas individuais e coletivas devendo ser compreendida como área de pesquisa e conhecimento, como atividade genuinamente inclusiva e uma forma de manifestação cultural da sociedade contemporânea, conferida por seus costumes, tradições, crenças e contexto histórico. A escola como espaço de construção de conhecimento e compartilhamento de saberes encontra na Ginástica Geral uma ampla possibilidade de inserção das crianças, jovens e adultos na cultura corporal de movimento. O presente trabalho apresenta uma experiência de utilização da Ginástica Geral na escola, realizada inicialmente com noventa e seis meninas adolescentes do ensino fundamental (sexto ao nono ano), no intuito de aproximá-las do conteúdo gímnico bem como das possibilidades artísticas de suas manifestações. Posteriormente também os meninos manifestaram interesse em participar do projeto, bem como as crianças do terceiro ao quinto ano totalizando um número de quatrocentos alunos envolvidos. A experiência realizada demonstrou que o ambiente escolar vem se transformando, os professores de Educação Física já percebem que além de atividades físicas, atividades culturais, artísticas e sociais, são bem vindas, valiosas e enriquecedoras da cultura corporal de movimentos

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