Ginástica na Escola: Uma Discussão Sobre os Conhecimentos Ginásticos e Seus Métodos de Ensino
Por Laurita Marconi Schiavon (Autor), Eliana Ayoub (Autor), Letícia Bartholomeu de Queiroz Lima (Autor), Marina Aggio Murbach (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 279, 2021.
Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar a perspectiva dos(as) alunos(as) do Ensino Fundamental sobre as aulas de Ginástica desenvolvidas na Educação Física escolar no contexto do projeto “A Ginástica vai à escola”, desenvolvido em escolas estaduais e municipais da cidade de Rio Claro/SP. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário, organizado com questões fechadas sobre temas da Ginástica, disponibilizando um espaço em aberto para justificativa das respostas assinaladas. Participaram desta pesquisa 124 alunos do Ensino Fundamental I e II e a análise dos dados quantitativos foi organizada por meio de estatística descritiva. Foi possível constatar que os alunos gostaram das aulas de ginástica e se identificaram mais com a Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos, respectivamente. Os resultados da investigação mostraram, ainda, que métodos de ensino-aprendizado apropriados, além de um conhecimento mais amplo sobre o tema por parte dos(as) docentes, podem ter contribuído significativamente para a construção de olhares positivos dos(as) alunos(as) sobre as aulas de ginástica.
Referências
Almeida, E.X. (2012). A Ginástica na formação de licenciados em Educação Física: um estudo sobre os planos de ensino [Dissertação de Mestrado. Universidade São Judas Tadeu, São Paulo]. https://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/2013/212.php
Ayoub, E. (2007). A ginástica geral e Educação Física escolar (2ª ed.). Editora Unicamp.