Ginástica no Contexto Escolar: Uma Revisão Sistemática
Por Giselly Cristiny Moreira (Autor), Raquel Krapp do Nascimento (Autor), Allana Alexandre Cardoso (Autor), Gabriela Breggue da Silva Sampaio (Autor), Liudmila de Andrade Bezerra (Autor), Gelcemar Oliveira Farias (Autor).
Resumo
Objetivou-se analisar os artigos originais e de revisões que investigaram a Ginástica na Educação Física escolar no período de 2001 a 2017. Realizou-se uma revisão sistemática, com busca nas bases de dados LILACS, SCIELO e SCOPUS. A coleta de dados ocorreu por meio das equações Educação Física e Ginástica, Escola e Ginástica e Conteúdo e Ginástica, resultando em 14 estudos para a análise final. Os artigos analisados tiveram como foco as ginásticas rítmica e escolar, a ginástica em um contexto mais amplo e as suas expressões rítmicas a partir de diferentes abordagens teóricas e pedagógicas, no qual sobressaíram-se os estudos teóricos e publicados em periódicos avaliados em estratos superiores. Conclui-se que os estudos sobre a Ginástica na Educação Física escolar têm sido evidenciados na comunidade científica, contudo, reforça-se que a legitimação desta temática perpassa pela constituição de um conhecimento científico sólido, suas demandas, especificidades e, sobretudo, suas possibilidades para a escola.
Referências
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas, SP: Unicamp, 2004.
BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; LARA, Larissa Michelle; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Contribuições ao processo de (re) significação da educação física escolar: dimensões das brincadeiras populares, da dança, da expressão corporal e da ginástica. Movimento, v. 15, n. 4, p. 243-256, 2009.
BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; PIZANI, Juliana. Saberes necessários à educação física na escola: a ginástica em foco. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth (Orgs.). Ginástica para todos: um encontro com a coletividade. Campinas, SP: Unicamp, 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portigal: Edições 70, 1977.
BEZERRA, Liudmila de Andrade e colaboradores. Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas. Revista de Educação Física/UEM, v. 25, n. 4, p. 663-673, set./dez., 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
BRASILEIRO, Lívia Tenorio; MARCASSA, Luciana Pedrosa. Linguagens do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e da dança. Pro-Posições, v. 19, n. 3, p. 195-207, 2008.
BATISTA, Mellina Souza e colaboradores. Ginástica para todos: questões sobre uma experiência de aprendizagem crítica. Corpoconsciência, v. 24, n. 1, p. 194-204, jan./ abr., 2020.
CARBINATTO, Michele Viviene e colaboradores. Produção do conhecimento em ginástica: uma análise a partir dos periódicos brasileiros. Movimento, v. 22, n. 4, p. 1293-1308, out./ dez., 2016.
CARRIDE, Cibelle Amade e colaboradores. O ensino da ginástica de Itatiba/SP: de volta às escolas. Motrivivência, v. 29, n. 51, p. 83-99, 2017.
CARVALHO, Luís Miguel; CORREIA, António Carlos. A recepção da ginástica sueca em Portugal nas primeiras décadas do século XX: conformidades e dissensões culturais e políticas. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 37, n. 2, p. 136-143, 2015.
COSTA, Andrize Ramires; GOMES, Catarina Polino. Ginástica geral na BNCC: Percepção de alunos de licenciatura em educação física. Corpoconsciência, v. 24, n. 1, p. 142-152, jan./ abr., 2020.
DALLO, Alberto R. A ginástica como ferramenta pedagógica: o movimento como agente de formação. São Paulo: Edusp, 2007.
DARIDO, Suraya Cristina (Org.). Educação física escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte, 2011.
DE OLIVEIRA, Lucas Machado; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; PIZANI, Juliana. Produção de conhecimento sobre ginástica na escola: uma análise de artigos, teses e dissertações. Movimento, v. 26, e26017, 2020.
GERLING, Ilona E. Teaching Children’s Gymnastics. 2. ed. Maidenhead, England: Meyer & Meyer Sport, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GOIS JUNIOR, Edivaldo; BATISTA, José Carlos Freitas. A Introdução da gymnastica na escola normal de São Paulo (1890-1908). Movimento, v. 16, n. 3, p. 69-85, jul./ set., 2010.
LAKATOS, Eva. Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 21. ed. São Paulo: Atlas, 1986.
LISBOA, Nubia dos Santos; TEIXEIRA, David Romão. A atualidade da produção científica sobre a ginástica escolar no Brasil. Conexões, v. 10, n. esp., p. 1-9, dez., 2012.
LOPES, Priscila e colaboradores. Motivação e ginástica artística: a opinião de praticantes e seus professores. Corpoconsciência, v. 22, n. 3, p. 86-10, set./ dez., 2018.
LORENZINI, Ana Rita e colaboradores. As aprendizagens da ginástica no ensino fundamental: a organização dos dados da realidade. Movimento, v. 21, n.4, p. 877-888, out./ dez., 2015.
MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. Ensino da ginástica na escola pública: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Motrivivência, v. 27, n. 44, p. 164-176, 2015.
MELO, Victor Andrade de; PERES, Fabio de Faria. Relações entre ginástica e saúde no Rio de Janeiro do século XIX: reflexões a partir do caso do Colégio Abílio, 1872-1888. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 23, n. 4, p. 1133-1151, dez., 2016.
MILANI, Camila Sanchez; SOARES, Daniela Bento; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ginástica: a produção dos estudantes de graduação e especialização da faculdade de educação física da UNICAMP 1985-2014. Coleção pesquisa em educação física, v. 14, p. 89-98, 2015.
MOURA, Diego Luiz e colaboradores. A ginástica como conteúdo da educação física escolar: análise em periódicos brasileiros. Saluvista, v. 33, n. 2, p. 181-195, 2014.
NUNOMURA, Myrian; NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. Compreendendo a ginástica artística. São Paulo: Phorte, 2005.
MALDONADO, Daniel Teixeira, BOCCHIN, Daniel. Ensino da ginástica na escola pública: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Motrivivência, v. 27, n. 44, p. 164-176, 2015.
OLIVEIRA, Glycia Melo; PORPINO, Karenine de Oliveira. Ginástica rítmica e educação física escolar: perspectivas críticas em discussão. Pensar a Prática, v. 13, n. 2, p. 1¬18, mai./ ago., 2010.
OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz de. Ginástica para todos: perspectivas no contexto do lazer. Revista Mackenzie de educação física e esporte, v. 6, n. 1, p. 27-53, 2007.
OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz de; LOURDES, Luiz Fernando Costa de. Ginástica geral na escola: uma proposta metodológica. Pensar a Prática, v. 7, n. 2, p. 221-230, 2004.
PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação física. 1997. 163f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1997.
PAOLIELLO, Elizabeth. A ginástica geral e a formação universitária. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, 1., 2001, Campinas, SP. Anais...Campinas, SP, 2001.
PAOLIELLO, Elizabeth e colaboradores (Orgs.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.
PEREIRA, Ana Maria; CESÁRIO, Marilene. A ginástica nas aulas de educação física: o ‘aquecimento corporal’ em questão. Revista da educação física/UEM, v. 22, n. 4, p. 637-649, 2011.
PEREIRA, Ana Maria; ANDRADE, Thais Nogueira; CESÁRIO, Marilene. A produção do conhecimento científico em ginástica. Conexões, v. 10, n. esp., p. 56-79, dez., 2012.
PEREIRA, Flávio Medeiros. A favor da ginastica no cotidiano da educação física no ensino médio. Revista brasileira de atividade física e saúde, v. 22, n. 2, p. 47-58, 2006.
PUCHTA, Diogo Rodrigues; OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX). Revista brasileira de ciências do esporte, v. 37, n. 3, p. 272-279, jul., 2015.
RAZEIRA, Maurício Berndt e colaboradores. A ginástica nos cursos de licenciaturas em educação física nas universidades federais do Rio Grande do Sul. Journal of physical education, v. 27, n. 1, e-2749, 2016.
SAMPAIO, Gabriela; KRAESKI, Ana Claudia; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Análise da produção científica relacionada à ginástica rítmica na base de dados Lilacs. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 29, n. 8, p. R41, 2015.
SAUR-AMARAL, Irina. Revisão sistemática da literatura com apoio de Endnote X4 e NVIVO 9. Aveiro, Portugal: GOVCOPP, 2011.
SARGI, Andrey Amorim e colaboradores. A ginástica para todos na formação profissional em educação física: contribuições a partir da extensão universitária. Corpoconsciência, v. 19, n. 3, p. 11-21, set./ dez., 2016.
SCHIAVON, Laurita Marconi. O projeto crescendo com a ginástica: uma possibilidade na escola. 2003. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2003.
SCHIAVON, Laurita; NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. A ginástica vai à escola. Movimento, v. 13, n. 3, p. 131-150, set./ dez., 2007.
SILVA, Marcelo Moraes e. Escola e educação física: maquinaria disciplinar, biopolítica e generificante. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 34, n. 2, p.343-357, jun., 2012.
SIMÕES, Regina e colaboradores. A produção acadêmica sobre ginástica: o estado da arte dos artigos científicos. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 30, n. 1, p. 2016.
TACHIZAWA, Takeshi; MENDES, Gildasio. Como fazer monografia na prática. 12. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.