Ginástica Olímpica no Brasil

Parte de Evolução Histórica da Ginástica Olímpica . páginas 169

Resumo

1. Origem da Educação Física no Brasil

Até hoje, foram poucos os que se detiver no estudo e na pesquisa bibliográfica dos assuntos relacionados i história da Educação Física do Brasil. Entre esses é de justiça destacar o Professor Inezil Penna Marinho, autor de "História. da Educação Fisica e dos Desportos no Brasil", obra publicada em quatro volumes, os dois primeiros em 1952, o terceiro em 1953 e o qua.rto em 1954, documentirio valioso e que enriquece a nossa bibliografia especializada.

O fulcro dos acontecimentos sobre Educação Física, em todo o período do Império, é, sem dúvida, para quantos vivem os problemas da especialidade, o célebre parecer de Rui Barbosa, sobre o projeto número 224, relativo á. refotTria. do 'Ensino Primário e Várias instituições Complementares da Instrução Pública".

A bibliografia sobre a Educarão Física e, em particular, sobre os desportos é vasta. Na Imprensa eram dedicadas colunas sobre desportos, sendo fundada a Associação de Cronistas Desportivos, em 1917, e surgiram as revistas "Educação Física", cm 1932, e a 'Revista Brasileira de Educação Física', em 1944, ambas, infelizmente, j extintas. Em 1932, a Escola de Educação Física do Exército inicia a publicação da "Revista de Educação Física", e, em 1945, a Escola Nacional de Educação Fisica publica o primeiro mirnem dos seus "Arquivos", editados em seguida, regularmente, em cada semestre. Ultimamente com as publicações do MEC e os trabalhos da pesquisa cientifica realizados sobretudo pelos professores e alunos das Faculdades de Educação Física, o trabalho dos profissionais da área vêm conseguindo uma maior confiabilidade do público, de uma forma geral. 

Arquivo