Ginástica para todos e a pessoa com deficiência: ensino, pesquisa e formação inclusiva na extensão universitária da Unesp Bauru
Por Rubens Venditti Junior (Autor).
Parte de Ginástica e a pessoa com deficiência: reflexões e encaminhamentos práticos . páginas 86 - 127
Resumo
Aceitar o convite para confeccionar este texto se deu pelas experiências que tive (profissional e pessoalmente) com a GPT, ou Ginástica para Todos, principalmente em meus anos de graduação (1997 a 2001) na UNICAMP (e como membro do Grupo Ginástico Unicamp- GGU, entre 2000 e 2005, inclusive contemporâneo de minhas duas colegas organizadoras desta obra) e pelo interesse no tema das Atividades Rítmicas Expressivas (ARE’s) e suas possibilidades de trabalho na área da EFA, voltada ao público com deficiência, após algumas pesquisas e projetos, orientações e monografias de alunos de nosso laboratório.2 Este trabalho encontra-se pautado nas teorias e nas metodologias inclusivas da EFA e das ARE’s (LOPES, 2016; 2018; 2019), compondo-se de atividades lúdicas integrativas de cunho expressivo/ motor, nas quais as atividades rítmicas se apresentam, integradas em práticas e projetos que tem a GPT como elemento central. Será apresentada de maneira sucinta uma metodologia evolutiva de aulas, idealizada a partir de movimentos gímnicos e brincadeiras lúdicas e expressivas, visando a inclusão, participação e manifestação artístico cultural de grupos de pessoas com deficiência (PCDs).