Resumo

O presente estudo buscou contribuir com o avanço na formação inicial, no que se refere aos conhecimentos sobre a ginástica. O objetivo geral foi analisar o conhecimento dos docentes sobre a GPT nos cursos de formação inicial em Educação Física de Universidades da Grande Florianópolis. Para tanto foi necessário: realizar uma revisão sistemática dos estudos primários que abordam a ginástica na formação inicial em Educação Física; identificar a GPT como conteúdo nos planos de ensino de disciplinas ministradas nos cursos de bacharelado e de licenciatura em Educação Física na Grande Florianópolis/SC; identificar as fontes de conhecimentos dos docentes que ministram disciplinas de ginástica e apresentam a GPT como conteúdo na formação inicial em Educação Física na Grande Florianópolis/SC e constatar as estratégias pedagógicas adotadas e relatadas pelos docentes na abordagem do conteúdo GPT na formação inicial em Educação Física. Esta investigação caracteriza-se como aplicada, de abordagem qualitativa, descritiva com procedimento técnico empírico. Fizeram parte da mesma dois docentes universitários que ministram disciplinas de Ginástica e/ou disciplinas as quais uma ou mais unidades didática estejam relacionadas a GPT, nos cursos de formação Inicial em Educação Física (licenciatura e bacharelado) de Universidades públicas e privadas da Região da Grande Florianópolis. Para coleta de informação foi utilizada a entrevista semiestruturada com os docentes e os planos de ensino das disciplinas de ginásticas das Universidades investigadas. Na análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para os dados qualitativos. Os resultados mostraram que dos dez estudos primários que abordam a Ginástica nos curso de formação inicial em Educação Física todos apresentam limitações quanto à sua prática nos distintos campos de intervenção. Quanto ao conhecimento da GPT na formação em Educação Física, verificou-se uma produção do conhecimento pouco recente e limitada no contexto escolar e em grupos universitários de IES. Em relação as disciplinas de ginástica e planos de ensino, somente três das 13 disciplinas analisadas apresentaram elementos da GPT como conteúdo de ensino. Sobre o conhecimento dos docentes, encontrou-se como categorias de análise: experiências formativas anteriores, formação inicial, conhecimento do conteúdo, experiência profissional, fontes do conhecimento e estratégias metodológicas. Concluiu-se que o conhecimento dos docentes que ministram disciplinas de Ginástica nos cursos de formação inicial em Educação Física da Grande Florianópolis acerca da GPT está sustentado na ideia da Ginástica em Geral, pois não utilizaram-se de elementos específicos e atualizados da modalidade ao conceituá-la. E, quanto às fontes de conhecimento, suas lembranças relatadas se dão a partir de experiências práticas do período da Educação Física escolar na educação básica, na formação inicial em Educação Física com as aulas de Ginástica e nos estágios obrigatórios em escolas, além de utilizarem como recursos metodológicos de ensino vídeos de ginástica disponíveis em sites de livre circulação e a proposição de coreografias montadas por subgrupos de discentes. 

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