Resumo
A Ginástica para Todos (GPT) pode ser trabalhada como uma prática pedagógica, capaz de oferecer experiências enriquecedoras aos/às estudantes. Diante de seu valor educacional, bem como da importância das ações didático-pedagógicas nas aulas de Educação Física, reconhece-se o ensejo de proporcionar aos/às alunos/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental oportunidades para o desenvolvimento de relações positivas e de autonomia no processo educacional, com o fomento dessa prática. Esta pesquisa teve como objetivo geral, compreender como o processo pedagógico coletivo do ensino da GPT contribui para a construção da autonomia dos/as estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, visou analisar a participação das crianças durante a proposta pedagógica da GPT e discutir a pertinência e a organização da proposta de criação coreográfica coletiva para este contexto. A pesquisa foi conduzida com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, com idades entre sete e oito anos, em uma escola estadual na cidade de Campinas/SP. Os instrumentos de pesquisa incluíram o aulário como um meio de registro dos/as estudantes e o diário de campo, um registro da professora-pesquisadora. A pesquisa narrativa autobiográfica foi escolhida como instrumento metodológico, permitindo que a pesquisadora-professora construísse os dados a partir de sua subjetividade, e os dados foram analisados de forma interpretativa. Como resultado, identificamos que a metodologia inspirada na criação coreográfica coletiva mostrou-se adequada à faixa etária das crianças participantes do estudo, favorecendo a coletividade, a progressão e a ampliação dos conhecimentos. A GPT revelou-se uma abordagem potente para o desenvolvimento da autonomia nas aulas de Educação Física escolar. Para que seu ensino seja eficaz, é fundamental adotar uma prática intencional, mediadora, na qual o/a docente reconheça e valorize os saberes dos/as alunos/as, incentive sua participação ativa na construção de um plano colaborativo, estimule o diálogo como elemento essencial e atue com comprometimento profissional.