Resumo

Compreendemos os significados elaborados por crianças participantes do projeto Ginástica Para Todos (GPT) na Obra Social Santa Catarina (OSSC) em relação ao processo de vivência da prática de GPT na construção coreográfica e sua apresentação. Metodologicamente, utilizamos de fontes bibliográficas, documentais, observação participante, roda de conversa e entrevista, situando-nos, assim, no universo de uma pesquisa participante e de abordagem qualitativa. Ancoramo-nos em referenciais específicos da área da Educação Física escolar com um forte viés na abordagem crítico-superadora. Ocorreram diversos benefícios no processo, englobando desde a divulgação da GPT como conteúdo escolar, até a contribuição para a formação docente, enriquecendo nossa experiência como futuros professores.

Referências

AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. São Paulo: Unicamp, 2003.

BORTOLETO, M.A.C. Uma reflexão sobre o conceito de técnica da Ginástica Geral. In: PAOLIELLO, Elizabeth. (Org.). Ginástica geral: experiência e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 167-190.

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos

Cedes, Campinas, n. 48, p. 69-88, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC; CONSED; UNDIME, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil/Ministério da Educação. Brasília: MEC; SEB; COEDI; DPR, 2006.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

DOMINGOS, J. C. Relatos de experiencia, en busca de un saber pedagógico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica, Salvador, v. 1, n. 1, p. 14-30, 2016.

FIORIN-FUGLSANG, Cristiane Montozo; PAOLIELLO, Elizabeth. Possíveis relações entre ginástica geral e o lazer. In: PAOLIELLO, Elizabeth. (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 97-119.

Acessar