Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa bibliográfica a respeito da ginástica para todos (GPT) na educação infantil, a qual faz parte de uma investigação de doutorado que tem como temática central a GPT na creche, envolvendo um processo de formação continuada de professoras que atuam nesse segmento numa cidade do interior do Estado de São Paulo. Para tal, fizemos uma busca em 9 periódicos da área da Educação Física utilizando os descritores “ginástica”, “ginástica para todos” e  “ginástica geral”, combinando-os com “escola”, “educação infantil”, “creche” e “berçário”. Os periódicos foram selecionados por meio da Plataforma Sucupira da Capes, utilizando como critérios: quadriênio 2013-1026; área da Educação Física; classificação A1, A2, B1 e B2. Dentre os periódicos listados, selecionamos aqueles que são brasileiros, na versão online e que abrangem estudos da Educação Física em diálogo com o campo das ciências humanas. Os selecionados foram: A2 - Movimento; B1- Motriz; Motricidade; Revista Brasileira de Ciências do Esporte; Revista da Educação Física; B2- Licere; Pensar a Prática; Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde; Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Encontramos 578 artigos com o descritor “ginástica” (nos outros descritores não houve apontamento significativo pelo sistema) que dispõem de assuntos relacionados à ginástica de academia, ginástica artística e rítmica, bem como a aspectos fisiológicos da atividade física e dos esportes em geral. Foram escolhidos para análise 19 artigos que trazem a temática da ginástica no contexto escolar, prevalecendo discussões sobre a ginástica como conteúdo do componente curricular da Educação Física ou sobre a sua importância na formação inicial dos cursos de graduação em Educação Física. Nessa seleção, foram encontrados 4 artigos que apresentam a ginástica para todos ou ginástica geral como temática central, um que traz uma reflexão sobre a ginástica geral no Brasil (1992), dois que discorrem sobre o conteúdo da ginástica geral na formação inicial em Educação Física (2009 e 2015) e um que aponta uma proposta metodológica para a ginástica geral na escola (2004). Não encontramos nenhum artigo que tematiza a GPT na educação infantil, o que nos mostra o panorama de um relevante caminho a ser explorado, tendo em vista as possibilidades de desenvolvimento de uma proposta de ginástica para todos na creche apoiada na ludicidade, na exploração de elementos gímnicos e materiais diversificados, com ênfase em processos de interação humana (AYOUB, 2007; GRANER, PAOLIELLO e BORTOLETO, 2017).