Resumo

O projeto de extensão “Ginástica Para Todos Escolar” (“GPT escolar”) foi desenvolvido por docentes e graduandos dos cursos de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), integrantes do Grupo de Estudos e Práticas das Ginástica (GEPG), entre os meses de agosto de 2016 e julho de 2017, com o objetivo principal de estimular o desenvolvimento de um grupo de GPT independente, composto por estudantes de determinada escola da cidade de Diamantina, MG, envolvendo ainda uma professora de Educação Física da instituição escolar. Desenvolvido como atividade extracurricular, com encontros semanais e média de 30 integrantes, o projeto foi sistematizado utilizando a GPT como base, a qual de acordo com a literatura, é de fácil acesso e ampla possibilidade de trabalho no contexto formativo (AYOUB, 2003; CARBINATTO; ZAGHI; SIMÕES, 2014; COSTA et al, 2016; GARANHANI, 2010; MARCASSA, 2004; OLIVEIRA; LOUDES, 2004; SERON et al, 2007; SOUZA, 1997). Diferente das modalidades esportivizadas, esta prática gímnica é, essencialmente, não competitiva. Permite a simplicidade de movimentos e, como consequência, a abertura para o divertimento, o prazer e a participação sem distinção. Da mesma forma, a liberdade de expressão, a criação e o componente lúdico tornam-se elementos acentuados na prática (AYOUB, 2003). 

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