Resumo

Sob uma abordagem quanti-qualitativa, de caráter bibliográfico e inventariante, construir um estado da arte sobre a Ginástica Para Todos (GPT) em periódicos nacionais é o foco deste estudo. Assumindo o recorte temporal entre 1979 e 2020, 21 periódicos foram investigados dos quais 69 publicações sobre GPT foram identificadas em 16 deles. O contexto não escolar se exalta (34), seguido do escolar (23) e 12 trabalhos que se referem a ambos os contextos. Há prevalência de estudos empíricos (47) em relação aos bibliográficos e/ou documentais (22). Destaca-se a abordagem qualitativa de pesquisa que indica uma perspectiva mais interpretativa e subjetiva ao se pensar a GPT como objeto de estudo. A região sudeste é destacada na amostra tanto quanto às localidades onde foram realizadas as pesquisas, como em relação às instituições que são vinculadas. A GPT é confirmada como expressão gímnica integrativa e abrangente, aspecto verificado na diversidade de faixas geracionais e gêneros envolvidos, como sujeitos colaboradores, ressaltando, entretanto, o gênero feminino como prevalente, inclusive nas autorias dos estudos. Por fim, referenciais dos anos de 1990 e início dos anos 2000 são fortemente utilizados, confirmando a atualidade dessas produções e sua importância para nortear as discussões sobre GPT na atualidade.

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