Resumo

Este estudo analisou o processo de composição e apresentação coreográfica vivido por integrantes do projeto de Ginástica para Todos (GPT) do Programa UniversIDADE da Unicamp. Caracterizada como um estudo de caso, esta pesquisa registrou depoimentos escritos de 12 participantes, que foram analisados via Análise de Conteúdo. Os registros enfatizam o processo de composição como uma oportunidade para trocas de saberes e experiências, que é intensificado pela participação ativa e pela construção coletiva, além do consequente adensamento das relações sociais – aspectos presentes na proposta pedagógica que subsidia este projeto. Ademais, a experiência de apresentar a coreografia para um grande público foi percebida como positiva e, por vezes, desafiadora, proporcionando o sentimento de superação e a socialização do processo vivido, o que reforça o potencial da GPT para esse público e o alinhamento entre as potencialidades da prática e as demandas do processo de envelhecimento.

Referências

ALMEIDA, T. L. Composição coreográfica coletiva e tematização como estratégias pedagógicas para o ensino/aprendizagem da acrobacia coletiva. 2016. 157 p. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

ANTUALPA, K. F.; MENEGALDO, F. R. Diálogo da ginástica rítmica com a ginástica para todos: contribuições para a composição coreográfica. In: OLIVEIRA, M. F.; TOLEDO, E. (org.). Ginástica para todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: Editora UEG, 2016. p. 181-200.

BORTOLETO M. A. C.; HEINEN, T.; JUN, S.; TOLEDO, E.; SCHIAVON, L.; PASQUA, L.; OLIVEIRA, M.; MENEGALDO, F. R. What motivates people to participate in a non-competitive gymnastics festival? – a case study of world gymnaestrada. Science Gymnastics Journal, v. 11, n. 1, p. 15-22, 2019.

BORTOLETO, M. A. C. Uma reflexão sobre o conceito de técnica na ginástica geral. In: PAOLIELLO, E. Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 167-190.

BUKOV, A.; MAAS, I.; LAMPERT, T. Social participation in very old age: cross-sectional and longitudinal findings from BASE: Berlin Aging Study. Journals of Gerontology Series B: Psychological Sciences and Social Sciences, v. 57, n. 6, p. 510-507, 2002.

BULLA, L. C.; KAEFER, C. O. Trabalho e aposentadoria: as repercussões sociais na vida do idoso aposentado. Textos & Contextos, v. 2, n. 1, p. 1-8, 24 out. 2006.

CARBINATTO, M. V.; FURTADO, L. N. R. Choreographic process in Gymnastics for all. Science of Gymnastics Journal, Ljubljana, v. 11, n. 3, p. 343-354, 2019.

CARLETO, D. G. S. Relações intergeracionais de idosos mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. 2013. 79 p. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Engenharia de São Carlos, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013.

FIG. Fedération Internationale de Gymnastique. Gymnastics for all manual. Lausanne: FIG, 2019.

FERNANDES, R. C.; EHRENBERG, M. C. A Ginástica para todos na sua relação com as atividades físicas orientadas para o lazer. EFDeportes, v. 15, n. 166, 2012.

FIORIN-FUGLSANG, C. M.; PAOLIELLO, E. Possíveis relações entre a Ginástica Geral e o Lazer. In: PAOLIELLO, E. Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 97-120.

FRANÇA, L. H. F. P.; SILVA, A. M. T. B.; BARRETO, M. S. L. Programas intergeracionais: quão relevantes eles podem ser para a sociedade brasileira? Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 13, n. 3, p. 519-531, 2010.

GRANER, L.; PAOLIELLO, E.; BORTOLETO, M. A. C. Grupo Ginástico Unicamp: potencializando as ações humanas. In: BORTOLETO, M. A. C.; PAOLIELLO, E. (org.). Ginástica para todos: um encontro com a coletividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2017. p. 165-198.

HUXHOLD, O.; MICHE, M.; SCHÜZ, B. Benefits of having friends in older ages: Differential effects of informal social activities on well-being in middle-aged and older adults. Journals of Gerontology Series B: Psychological Sciences and Social Sciences, v. 69, n. 3, p. 366-75, 2014.

IWAMOTO, T. C.; MARINS, P.R.C.S.; ROCHA, P.H.T.; MORAES, J. S. Ginástica para todos e as possibilidades de materiais adaptados e alternativos para a prática pedagógica e construção coreográfica. In: OLIVEIRA, M. F.; TOLEDO, E. (org.). Ginástica para todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: Editora UEG, 2016. p. 201-224.

KIM, J. H.; KIM, M.; KIM, J. Social activities and health of korean elderly women by age groups. Educational Gerontology, v. 39, n. 9, p. 640-54, 2013.

KIM, J.; YAMADA, N.; HEO, J.; HAN, A. Health benefits of serious involvement in leisure activities among older Korean adults. International Journal of Qualitative Studies on Health & Well-Being, v. 9, n. 1, p. 1-9, 2014.

KRIPPENDORFF, K. Content analysis: an introduction to its methodology. London: Sage Publications, 2014.

LEVY, B. R.; SLADE, M. D.; KUNKEL, S. R.; KASL, S. V. Longevity increased by positive self-perceptions of aging. Journal of Personality and Social Psychology, v. 82, n. 2, p. 261-270, 2002.

MARTINS, E. C. Suprir distâncias com o enfoque intergeracional: dos benefícios à intervenção em animação sociocultural. Revista Práticas de Animação, n. 12, p. 48-71, 2019.

MENEGALDO, F. R. Ginástica para todos: por uma noção de coletividade. 2018. 160 p. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

MENEGALDO, F. R.; BORTOLETO, M. A. C. Ginástica para Todos: o que a Praxiologia Motriz tem a dizer sobre isso? Conexões, v. 18, ed. esp., 2020a.

MENEGALDO, F. R.; BORTOLETO, M. A. C. Ginástica para todos e coletividade: nos meandros da literatura científica. Motrivivência, v. 32, n. 61, p. 1-17, jan./mar., 2020b.

MENEGALDO, R. M.; BORTOLETO, M. A. C. The role of time and experience to the gymnastics for all practice: building a sense of collectivity. Science of Gymnastics Journal, v. 12, n. 1, p. 19-26, 2020c.

MINAYO, M. C. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MORENO, N. L., TSUKAMOTO, M. H. C. Influências da prática da ginástica para todos para a saúde na velhice. Conexões, v. 16, n. 4, p. 468-487, 2018.

MOTA, P. C.; NEVES, R. Práticas intergeracionais e TIC: um contributo para uma revisão da literatura. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 21, n. 1, p. 5-20, 2019.

OLIVEIRA, N. R. C. de O. Ginástica para todos: perspectivas no contexto do lazer. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 1, p. 27-35, 2007.

PAOLIELLO, E.; TOLEDO, E.; AYOUB, E.; BORTOLETO, M. A. C.; GRANER, L. Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas: Unicamp, 2014.

PARLEBAS, P. Léxico de praxiologia motriz: juegos, deporte y sociedad. Barcelona: Editorial Paidotribo, 2001.

PATRÍCIO, T. L.; BORTOLETO, M. A. C. Festivais ginásticos: princípios formativos na visão de especialistas. Conexões, v. 13, n. esp., p. 98-114, 2015.

PATRÍCIO, T. L.; BORTOLETO, M. A. C.; CARBINATTO, M. V. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 1, p. 199-216, jan./mar. 2016.

PINTO, J. M.; NERI, A. L. Trajectories of social participation in old age: a systematic literature review. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 20, n. 2, p. 259-272, 2017.

RIEDO, C. R. F.; GARCIA, M. F.; SILVA, D. da. O programa UniversIDADE da Unicamp e a modalidade MOOC. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 2, n. 3. jan./jun. 2017.

SENNETT, R. Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Rio de Janeiro: Record, 2012.

SILVA, F. S. Contribuições da ginástica para todos para o desenvolvimento das relações sociais em idosos. 2020. 79 p. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

SIMÕES, R.; CARBINATTO, M. V. Ginástica para todos: inclusive para o idoso! In: MIRANDA, R. C. F.; EHRENBERG, M. C.; BRATIFISCHE, S. A. (org.). Temas emergentes em ginástica para todos. Várzea Paulista: Fontoura, 2016. p. 167-183

SOARES, D. B.; ALMEIDA, T. L.; BORTOLETO, M. A. C. Autonomia, criatividade e o processo de construção coletiva na ginástica para todos. In: MIRANDA, R. de C. F.; EHRENBERG, M. C.; BRATIFISCHE, S. A. (org.). Temas emergentes da ginástica para todos. Várzea Paulista: Fontoura, 2016. p. 123-152.

TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Acessar