Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência vem sendo estimulada nas diferentes esferas da sociedade. Acolher e instigar as potencialidades dessas pessoas são importantes atitudes na promoção da inclusão social. Atuar com o olhar inclusivo requer do profissional uma percepção aguçada para as diferenças que deverão ser potencializadas afim de expressar as individualidades. Por muitas vezes, as várias características de uma pessoa com deficiência são absorvidas por profissionais que atuam com esse público contaminadas por uma visão biomédica. Veem-se as condições que distingue uma pessoa de outra pelas ausências de segmentos corporais, davisão e de movimentos comuns; contudo, o mais belo dos movimentos pode estar na essência daquele que expressa, na estruturação da forma de ser e estar no mundo. Entrar em contato com a estruturação pessoal que levará cada pessoa a compreender o seu movimento perpassa por encadeamento de processos de descobertas mediado pelos profissionais. As possibilidades de conduzir as experiências de diferentes pessoas num mesmo momento é um desafio didático mas pode ser planejado com pressupostos da prática pedagógica. Pretende-se que, ao passarem pela experiência proposta nesse curso, os participantes possam refletir sobre as adequações e adaptações que poderão ser construídas nos contextos nos quais atuam. Essas adequações e adaptações precisam ser entendidas como parte de um plano de manejo das situações de aprendizagem que leva em consideração o ambiente, os apoios que serão necessários, os recursos e as estratégias de condução. Os aspectos procedimentais e atitudinais que norteiam aulas e momentos coreográficos podem ser analisados e potencializados em dinâmicas que sensibilizam os profissionais nas ações e escolhas profissionais. Considerando que a Ginástica para Todos vem ao encontro dos aspectos suscitados anteriormente, objetiva-se apresentar, vivenciar e discutir possibilidades inclusivas para pessoas com deficiência que buscam a prática da ginástica. Serão abordadas estratégias de atuação com pessoas com deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais que contemplem a inserção de pessoas nessas condições na prática cotidiana coreográfica da ginástica

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