Ginástica rítmica adaptada para pessoas com deficiência intelectual: orientações para iniciação da prática

Por Elisete de Andrade Leite (Autor), Camila Lopes de Carvalho (Autor), Marina Brasiliano Salerno (Autor).

Parte de GINÁSTICA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA Reflexões e encaminhamentos práticos . páginas 128 - 147

Resumo

A Ginástica Rítmica (GR) contempla uma prática fundamentada na exploração de movimento físicos e estéticos, alinhados a um ritmo musical, exigindo e propiciando o desenvolvimento corporal em seus aspectos de coordenação, esquema corporal, percepção espacial e capacidades motoras (PEREIRA, 2000). Em um contexto de mudanças de paradigmas sociais, em que as diferenças até então condenadas, negadas e segregadas passaram a ser reconhecidas e fundamentadas na alteridade, ações inclusivas incidiram nas variadas estruturas e práticas da sociedade, dentre elas também nas atividades físicas e esportivas, como a GR ( JANUZZI, 2006). Em substituição à impossibilidade de praticar uma modalidade devido à condição de deficiência, adaptações foram planejadas e modalidades organizadas tendo em vista possibilitar que as pessoas as vivenciassem independente de suas particularidades (SILVA; SEABRA JUNIOR; ARAÚJO, 2008, ARAÚJO, 2011).