Ginástica rítmica como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças de um projeto de extensão universitária
Por Barbara Cristina Soares de Souza (Autor), Carolinne Vitoria Alves de Souza (Autor), Juscimara Campos de Oliveira (Autor), Ivete de Aquino Freire (Autor), Ramon Nunez Cardenas (Autor).
Em Revista CPACQV - Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida v. 16, n 2, 2024.
Resumo
O presente artigo objetivou relatar as experiências e ações desenvolvidas no projeto de extensão universitária “Esporte, lazer e cidadania”, com viés no desenvolvimento de habilidades sociais dos participantes, através da modalidade de ginástica rítmica desportiva. Metodologia: Trata-se de um de relato de experiência, onde participaram 8 crianças com idades entre 5 e 12 anos, integrantes da zona leste de Porto Velho, no estado de Rondônia. As atividades foram supervisionadas a cada encontro, através de observação dos coordenadores do projeto. As avaliações ocorreram de forma sistemática, através de reuniões pedagógicas mensais. Foram realizadas atividades direcionadas ao aprimoramento do repertório de habilidades sociais, por meio de dinâmicas específicas, abordando aspectos como atividades lúdicas e fundamentos da ginástica rítmica desportiva. Resultados: As atividades de ginástica rítmica desportiva se mostraram eficazes tanto na promoção de habilidades esportivas, mas também na melhoria das competências sociais. O desenvolvimento de habilidades sociais no âmbito do projeto gerou mudanças notáveis na vida das crianças. Durante as aulas, exercitaram a expressão pessoal de maneira respeitosa e positiva. Conclusão: Destaca-se a importância das habilidades sociais no desenvolvimento dessas crianças, promovendo relações mais saudáveis, resolução de conflitos construtivos e amizades significativas. Mesmo com algumas limitações, conseguiu-se um bom aproveitamento das atividades relacionadas as habilidades sociais através da ginastica rítmica desportiva. Apesar da modalidade oportunizar benefícios físicos, percebe-se que a prática integrada as habilidades sociais, contribui para a formação desses cidadãos, que vão além das técnicas esportivas e promovendo um impacto positivo em suas vidas.