Gincana pedagógica nas aulas de educação física no ensino médio: Reflexões a partir de um estágio curricular
Por Marco Aurélio da Souza Cruz (Autor), Henrique de Oliveira Albuquerque (Autor), Matheus Gabriel de Liz Corrêa (Autor).
Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2020 . páginas 98 - 109
Resumo
Os cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) são um dos primeiros a serem ofertados no estado de Santa Catarina. Com o passar dos anos, o departamento tem atualizado os projetos pedagógicos, criando projetos de pesquisa e extensão, investindo em infraestrutura e capacitação dos professores para aprimorar a formação de novos profissionais da área frente às demandas da contemporaneidade. Para discorrer sobre esse lugar de formação profissional nessa área de conhecimento, é preciso pensar o que tais cursos se propõem a desenvolver atualmente, bem como sua estrutura física e pedagógica para atingir o padrão de excelência. Nesse sentido, ao tratar neste artigo especificamente sobre a modalidade Licenciatura em Educação Física, para além de olhar a história curricular, é necessário perceber o sujeito em processo de formação de professor que faz, sente e se relaciona com o processo educacional, a partir das experiências no estágio supervisionado². Esse processo potencializa a forma de ser e estar dos estudantes no mundo, reverberando em sua ação docente.