Resumo

As discussões que permeiam o contexto dos eSports vem ganhando, cada vez mais, espaço no campo de pesquisas  sobre gestão do esporte, especialmente pelo fato de envolver a criação de um espaço onde há a presença de atletas,  torcidas, treinadores, federações, confederações, parceiros e patrocinadores e, com isso, movimentar de maneira  significativa, o setor econômico esportivo. Considerando o crescente destaque dos eSports nos últimos anos e o  aumento do interesse de patrocinadores nesses eventos, torna-se relevante investigar como o GirlGamer eSports  Festival acompanha a participação feminina nos eSports. Sendo assim, este estudo teve por objetivo investigar as  características  do  GirlGamer  eSports  Festival,  bem  como  as  interfaces  entre  as  marcas  de  patrocinadores  e  parceiros neste evento. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritiva. Para o delineamento da  pesquisa  utilizou-se  da  pesquisa  documental,  a  qual  contou  com  a  busca  de  informações  no  site  do  evento  GirlGamer eSports Festival, nas suas três edições. Para complementar a obtenção dos dados foram explanadas as  redes sociais vinculadas ao site: Facebook, Twitter, YouTube e Instagram, como também, sites de notícias, entre  os dias 8 e 14 de abril de 2020. Os dados coletados foram submetidos à técnica de Análise  de Conteúdo. Neste  processo, as unidades temáticas foram agrupadas em duas categorias, estabelecidas a posteriori: 1) caracterização  do  GirlGamer  eSports  Festival;  e  2)  parceiros  e  patrocinadores.  O  GirlGamer  eSports  Festival  é  um  evento  específico às mulheres com o intuito de criar um espaço no qual as jogadoras possam ser acolhidas na comunidade  dos gamers, sem sofrerem qualquer tipo de discriminação ou terem sua  performance comparada ou questionada  pelos homens e ainda, contribuir para o aumento da representatividade das mulheres no âmbito dos  eSports. Os  principais resultados evidenciam que este evento cresceu gradativamente com o passar dos anos, apresentando um  total de 107 empresas/órgãos de diferentes setores atuando como parceiros e patrocinadores, com destaque para as  empresas privadas. Os setores de serviços que tiveram mais representantes de parceiros e patrocinadores em todas  as edições foram os de equipamentos e produtos para  games, serviços de consultoria,  planejamento e gestão de  eventos e serviços de transmissão de eSports. Os dados encontrados neste estudo destacam a importância do apoio  e patrocínio de instituições públicas e privadas de diferentes setores, estimulando a participação das mulheres neste  contexto,  predominantemente  dominados  por  estereótipos  machistas  e  pela  cultura  sexista.  Sugere-se  uma  potencialização da gestão da informação sobre o GirlGamer eSports Festival por meio do site oficial e das redes  sociais  do  evento,  para  melhor  acesso  e  entendimento  das  informações  disponibilizadas  pela  organização  do  evento

Acessar