Girlgamer Esports Festival - Parcerias e Patrocínios na Era dos Esports
Por Renata Laudares Silva (Autor), Giselle Helena Tavares (Autor), Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro (Autor), Nara Heloisa Rodrigues (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 5, n 1, 2020.
Resumo
As discussões que permeiam o contexto dos eSports vem ganhando, cada vez mais, espaço no campo de pesquisas sobre gestão do esporte, especialmente pelo fato de envolver a criação de um espaço onde há a presença de atletas, torcidas, treinadores, federações, confederações, parceiros e patrocinadores e, com isso, movimentar de maneira significativa, o setor econômico esportivo. Considerando o crescente destaque dos eSports nos últimos anos e o aumento do interesse de patrocinadores nesses eventos, torna-se relevante investigar como o GirlGamer eSports Festival acompanha a participação feminina nos eSports. Sendo assim, este estudo teve por objetivo investigar as características do GirlGamer eSports Festival, bem como as interfaces entre as marcas de patrocinadores e parceiros neste evento. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritiva. Para o delineamento da pesquisa utilizou-se da pesquisa documental, a qual contou com a busca de informações no site do evento GirlGamer eSports Festival, nas suas três edições. Para complementar a obtenção dos dados foram explanadas as redes sociais vinculadas ao site: Facebook, Twitter, YouTube e Instagram, como também, sites de notícias, entre os dias 8 e 14 de abril de 2020. Os dados coletados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo. Neste processo, as unidades temáticas foram agrupadas em duas categorias, estabelecidas a posteriori: 1) caracterização do GirlGamer eSports Festival; e 2) parceiros e patrocinadores. O GirlGamer eSports Festival é um evento específico às mulheres com o intuito de criar um espaço no qual as jogadoras possam ser acolhidas na comunidade dos gamers, sem sofrerem qualquer tipo de discriminação ou terem sua performance comparada ou questionada pelos homens e ainda, contribuir para o aumento da representatividade das mulheres no âmbito dos eSports. Os principais resultados evidenciam que este evento cresceu gradativamente com o passar dos anos, apresentando um total de 107 empresas/órgãos de diferentes setores atuando como parceiros e patrocinadores, com destaque para as empresas privadas. Os setores de serviços que tiveram mais representantes de parceiros e patrocinadores em todas as edições foram os de equipamentos e produtos para games, serviços de consultoria, planejamento e gestão de eventos e serviços de transmissão de eSports. Os dados encontrados neste estudo destacam a importância do apoio e patrocínio de instituições públicas e privadas de diferentes setores, estimulando a participação das mulheres neste contexto, predominantemente dominados por estereótipos machistas e pela cultura sexista. Sugere-se uma potencialização da gestão da informação sobre o GirlGamer eSports Festival por meio do site oficial e das redes sociais do evento, para melhor acesso e entendimento das informações disponibilizadas pela organização do evento