Go Tani e sua influência no campo da cinesiologia no contexto científico brasileiro
Por Juliano de Sousa (Autor), Marcos Roberto Brasil (Autor), Vinícius Machado de Oliveira (Autor), Neidiana Braga da Silva Souza (Autor), Verônica Volski Mattes (Autor), Rafael Augusto Marques dos Reis (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
Este estudo teve como objetivo agrupar algumas perspectivas sobre a atuação epistemológica de Go Tani no contexto da Educação Física (EF) brasileira, estabelecendo suas contribuições e reflexões sobre a Cinesiologia para a estruturação da graduação e da pós-graduação em Educação Física no Brasil. Trata-se de um estudo bibliográfico e exploratório, que priorizou a produção de Tani nas mais variadas plataformas e os materiais que circularam sobre Cinesiologia na literatura nacional e internacional. Por fim, por meio da revisão teórica, foi possível identificar que o campo da EF é um cenário repleto de disputas e que mesmo com as transformações de paradigmas que inferem as alternativas legítimas no contexto científico, as relações que se estabelecem entre as diferentes escolas de O pensamento da EF irrompeu num processo de incompreensão mútua que contribui para a circularidade de perspectivas e a manutenção de crenças no campo.