Resumo

O presente trabalho insere-se na temática da inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física. O objetivo é ampliar o olhar dos professores para a formação integral dos alunos e propiciar uma reflexão sobre novos rumos e desafios da disciplina. A proposta metodológica perpassa pelo entendimento concreto sobre o processo inclusivo. A pesquisa se desenvolveu no Instituto Federal do Espírito Santo nos campi de Alegre e Linhares. O método utilizado foi de caráter descritivo e exploratório de natureza qualitativa. Quanto aos resultados, tivemos a participação de 38 alunos e 14 alunas, totalizando 52 participantes. Questionados sobre o conhecimento da modalidade Goalball, 39 alunos (as) disseram que nunca ouviram falar sobre o esporte e 13 alunos (as) já ouviram falar, mas nunca praticaram. No que diz respeito a importância do Goalball nas aulas de Educação Física, 01 aluno (a) respondeu que não tinha nenhuma importância, 08 alunos (as) responderam ter pouca importância e 43 alunos (as) consideram o conteúdo muito importante. E por fim, perguntados se consideram que essa experiência pode contribuir com a reflexão sobre o processo inclusivo das pessoas com deficiência, somente 01 aluno (a) respondeu que não considera e 51 alunos (as) responderam que consideram. Concluímos, então, que o Goalball pode ser um importante conteúdo da educação física e excelente oportunidade para que os alunos e professores reflitam sobre a relevância da inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência na comunidade escolar ou em qualquer outro espaço da sociedade.

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