Integra

Introdução: buscando expandir novos horizontes amplos e adequados à realidade em que vivemos, realizamos um estudo sobre um esporte que é pouco comum no Brasil, enos ainda em nosso Estado, Goiás. O Rugby, esporte de origem inglesa, inserido em nosso país, e que ainda não possui visibilidade semelhante a outras práticas esportivas, como o futebol. O objeto deste estudo é o Goiânia Rugby Clube (GRC), equipe que desde 2006, ano de criação, batalha contra as diferentes dificuldades para a sua inserção na capital do Estado. A questão problema do estudo é: "Quais os fatores que facilitam e dificultam a prática do Rugby em Goiânia na opinião dos associados do GRC?".

Objetivo: compreender e analisar como o Rugby, através do GRC, está sendo inserido no município de Goiânia - GO. Os objetivos específicos são: a) historicizar e contextualizar a prática do Rugby no Brasil e no estado de Goiás enquanto esportecoletivo; b) identificar através das falas dos sujeitos entrevistados quais os fatores que contribuem para a divulgação e acesso do Rugby em Goiânia e os fatores que dificultam a prática do mesmo.

 Metodologia: a pesquisa se caracteriza como de campo, sendo também um estudo de caso, e optou-se por uma dimensão descritiva, explicativa e qualitativa dos resultados. Para a coleta de dados, optou-se pela aplicação de questionrios mistos a 08 integrantes do GRC (representante dos membros fundadores, da comissão técnica, da diretoria e dos jogadores). Buscando dialogar com a literatura da Educação Física e Esportes, nos apoiamos em autores como Rocha & Cordovil (1995), Bota & Colibaba (2001), Betti (2004), Paes & Balbino (2005), Dante De Rose Junior (2006), Bianco (2006), dentre outros.

 Conclusão: através dos depoimentos dos sujeitos da pesquisa, concluímos que existe uma relação enfática em associar o esporte Rugby como violento (olhar dos sujeitos da pesquisa frente à aceitação do Rugby pela comnidade goianiense), sendo este o principal dificultador para sua inserção na cidade de Goiânia-GO. Atrelado ao exposto, é o fato de que a divulgação do Esporte Rugby ealizada em Goiânia pelo GRC, ainda não conseguiu êxito no que tange à busca por mais adeptos ao esporte, sendo este o segundo ponto mais alavancado nos relatos. Percebe-se, no entanto, o empenho por parte dos membros do GRC em superar as dificuldades para a inserção do Rugby na cidade, que vão desde a pouca infra-estrutura, perpassando pela busca de recursos financeiros para os projetos a serem desenvolvidos pelo clube, até a marginalização que o mesmo sofre pela sociedade. Fica evidente nos depoimentos, que o fator que mais chama atenção para os benefícios da inserção do esprte em Goiânia é no que diz respeito à capacidade do esporte desencadear a Esperamos que a sociedade possa ter acesso ao presente trabalho, e que este estimule ao surgimento de novas pesquisas na área em questão, e que desencadeie um processo de reflexão e ação por parte da sociedade na aceitação de práticas esportivas oriundas de outras culturas, ampliando assim o acervo ao conhecimento. Uma vez que carecemos de publicações que tenham como objeto de estudo o Rugby em Goiás e no Brasil.