Resumo

Esta pesquisa consistiu em analisar como uma proposta educacional de ensino sobre os padrões de beleza corporal nas aulas de Educação Física pode ressignificar a compreensão das questões estéticas de autoaceitação e de relação com o outro entre os estudantes de dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Para tanto, realizou-se dois estudos investigativos distintos e independentes. Primeiramente, cuidou-se de averiguar, por meio da aplicação de um questionário online, como que este tema de ensino está sendo abordado pelos professores de Educação Física de quatro Institutos Federais da Região Sul do país. Em seguida, tratou-se de elaborar e ministrar uma intervenção didático-pedagógica de dez aulas sobre a temática dos padrões de beleza corporal com duas turmas de estudantes da modalidade de ensino mencionada. Nessa segunda etapa da investigação, optou-se por uma orientação metodológica de acordo com as técnicas procedimentais da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986); enquanto que a análise dos dados obtidos com a intervenção se fez por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Com relação à etapa que envolveu a participação dos professores, além de identificar-se que esses profissionais consideram pertinente a abordagem pedagógica do tema em questão, detectou-se que ele está presente em suas aulas. Já no tocante à realização da intervenção didático-pedagógica, a partir das atividades ministradas, verificou-se que os estudantes em termos conceituais percebiam o corpo, a princípio, como uma estrutura física e, posteriormente, reconheceram-no como uma forma de linguagem e de comunicação.

Acessar