Goubak: Esporte Coletivo Para Aulas de Educação Física
Por José M. Gamonales (Autor), Luisa Gámez-calvo (Autor), Víctor Hernández-beltrán (Autor), Víctor A. González-coto (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 27, n 295, 2022.
Resumo
Entende-se por desportos alternativos aquelas modalidades desportivas não convencionais cujo principal objetivo é a aquisição de valores e atitudes positivas por parte dos alunos, através da modificação das regras ou da utilização de materiais inovadores, através dos quais a motivação e participação dos alunos em Aulas de Educação Física. Além disso, os professores servem como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e afetivas, ao mesmo tempo em que permitem que os alunos desfrutem do processo de ensino-aprendizagem. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar um novo esporte alternativo criado especificamente para o campo educacional, o Goubak, bem como apresentar os principais aspectos do jogo deste esporte, a fim de facilitar aos professores a implementação deste esporte nas aulas de Educação Física. Por outro lado, os esportes alternativos devem ser repassados aos alunos por meio de uma metodologia abrangente, partindo de conceitos globais do esporte, até terminar em aspectos mais técnicos. A prática de novas modalidades desportivas em sala de aula permite aos alunos aumentar a motivação para o processo de ensino-aprendizagem, podendo ser adaptada às necessidades do aluno e do professor.