Resumo

O objetivo foi analisar as Graduações em Educação Física na modalidade de Educação a Distância no Brasil. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, tipo analítica, com a técnica de revisão de literatura. Utilizaram-se os descritores Educação Física e Educação a Distância nos sítios eletrônicos do Google Acadêmico e do Boletim Brasileiro da Educação Física, em língua portuguesa e inglesa, num corte temporal de vinte (20) anos. Artigos publicados em periódicos eletrônicos e impressos, monografias, dissertações e teses em meio eletrônico, sítios eletrônicos especializados e livros impressos compuseram as fontes de pesquisa. Constatou-se a existência de nove (9) Cursos em atividade e um (1) em extinção, totalizando dez (10). Todos são licenciaturas, reforçando a vocação da Educação a Distância no Brasil enquanto formação de professores e capacitação continuada para o magistério. A região com maior número de instituições é a Sudeste (5 Cursos, 50 %). Na região Centro-Oeste concentra-se o maior número de polos presenciais (22 Polos, 34,3 %). Os Cursos funcionam em média há 3,4 anos, sendo o mais antigo o da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com 4,9 anos de existência. Autorizar e credenciar a oferta de Cursos de Graduação em Educação Física a distância é uma alternativa oportuna. Sanar desigualdades regionais e assegurar um processo de formação continuada é um desafio da Educação brasileira. Contudo, é imprescindível zelar pela qualificação dos meios e processos de ensino-aprendizagem, inclusive no que se refere a legislação e metodologia, configurando uma formação adequada dos docentes.
 

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