Graduação em Educação Física e Sua Relação com Disciplinas de Orientação Pedagógica
Por Osvaldo Luiz Ferraz (Autor).
Em II Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
Introdução
A preparação profissional em educação física tem passado por intensos debates nos últimos anos, resultando em novas diretrizes para os cursos de graduação. Esse processo de discussão considerou vários aspectos da formação profissional, tais como: formação geral, caracterização da área, campo de aplicação profissional, integração ensino-pesquisa-extensão, elaboração de projetos pedagógicos, entre outros. Este Simpósio reflete parte dessas preocupações quando se propõe analisar, no ensino de graduação em educação física, disciplinas de orientação acadêmica, disciplinas de orientação pedagógica e as voltadas às atividades. É louvável que Instituições de Ensino Superior, sobretudo públicas, promovam eventos desta natureza, pois a complexidade da formação profissional em tempos de rápidas mudanças exige esforços para se pensar novos rumos, não somente por exigências legais, mas, fundamentalmente, para socializar experiências em andamento e criar espaços permanentes de reflexão para busca de qualidade na formação profissional.